PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/06) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (16/06)

A passagem de uma frente fria oceânica e o posicionamento de um sistema de alta pressão favorecem o aporte de umidade do oceano para o continente nesta quarta-feira (16). Esta condição mantém o tempo encoberto em todo o estado, com possibilidade de chuvas fracas nas regiões litorâneas. Devido a presença de nebulosidade, as temperaturas sobem pouco ao longo do dia, ficando entre 0°C e 10°C no Planalto Sul, 13°C e 15°C nas áreas litorâneas, 9°C e 16°C na metade oeste e entre 6°C e 13°C no Planalto Norte e Vale do Itajaí. Os ventos sopram predominantemente do quadrante sul, com rajadas que podem passar de 50 km/h em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Sul, sendo baixo o risco para ocorrências relacionadas a ventos fortes nestas regiões. 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17/06)

As condições para tempo fechado no estado se mantém, principalmente na metade leste, onde o transporte de umidade do oceano para o continente é mais efetivo. Há chances de chuvas fracas nas regiões ao norte do estado, enquanto na metade oeste o dia já fica nublado. As temperaturas seguem sem muita amplitude térmica em áreas da metade leste, ficando abaixo de 10°C durante todo o dia no Planalto Sul, em torno de 14°C nas áreas litorâneas e variando entre 7°C e 12°C no Planalto Norte. Já na metade oeste, a presença de menos nebulosidade faz com que as temperaturas máximas cheguem aos 16°C. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.  

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/06)

O tempo segue com nebulosidade em toda Santa Catarina, com chance de chuva fraca persistindo no norte do estado durante a sexta-feira (18). As temperaturas  mínimas e máximas não mudam praticamente em relação a quinta-feira (17), com baixa amplitude térmica sendo observada principalmente na metade leste do estado. Os ventos sopram do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade,  já antecedendo uma mudança nas condições de tempo para o final de semana. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

No decorrer de sábado (19), a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a costa de SC e do PR pode provocar chuvas volumosas, principalmente nas áreas litorâneas do estado. No domingo (20), este sistema avança  pelo oceano, mas ainda pode manter condições para chuvas na metade leste de SC. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Os ventos sopram predominantemente do quadrante sul, com rajadas que podem passar de 50 km/h em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Sul até principalmente o período da tarde.

Ondas com direção sul e altura de 1,5 m em todo o litoral, com picos de 2 m a 2,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.