PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (16)

A sexta-feira (16) será marcada pela presença do sol com algumas nuvens em grande parte de SC por conta da atuação de uma alta pressão. Este sistema favorece o transporte de umidade em direção ao leste do estado, o que deixa o dia com variação de nuvens (intercalando com aberturas em que o sol aparece) e chance de chuva isolada no Litoral e áreas próximas.  Ainda, de forma bem isolada, há uma pequena chance de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 24°C no Extremo Oeste, Oeste, 17°C no Planalto Sul e variando de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos com direção sudeste/leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA SÁBADO (17)

No sábado (17) o sistema de alta pressão segue atuando e deixa o dia com sol e algumas nuvens em SC. Por conta da umidade vinda do oceano em direção ao litoral, há chance de chuvisco/chuva fraca e bem isolada ao final do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C e chance de geada em pontos da Serra, de 9°C a 16°C no Litoral, Baixo/Médio Vale e de 5°C a 9°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 25°C no Extremo Oeste, Oeste, variam de 18°C a 22°C no Litoral, Meio Oeste e de 16°C a 19°C nas demais regiões. Ventos com direção sudeste/leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais (de 45 a 70 km/h) em localidades do Grande Oeste, com um risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA DOMINGO (18)

O domingo (18) será marcado pelo sol com poucas nuvens em SC. A partir da noite a nebulosidade tende a aumentar nas áreas de divisa com o RS por conta da aproximação de uma nova frente fria. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de -1°C e chance de geada em pontos da Serra, de 12°C a 17°C no Litoral, Baixo/Médio Vale e de 4°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 24°C a 27°C no Extremo Oeste, Oeste, perto de 18°C no Planalto Sul e de 19°C a 23°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste, de fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, de 45 a 65 km/h, em localidades do Grande Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na madrugada de segunda-feira (19) uma frente fria avança a partir do oeste de SC em direção às demais regiões do estado ao longo do dia e ocasiona pancadas de chuva com chance de temporais isolados. Na terça-feira (20), a frente fria começa a se afastar do estado, mas ainda ocasiona pancadas de chuva da Grd. Fpolis. ao norte de SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/09)

Sexta-feira (16) com ventos de direção sudeste/leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m (com picos de até 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.