PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (16/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (16)

Nesta quarta-feira (16), um sistema de alta pressão mantém o tempo firme e ensolarado em todas as regiões de Santa Catarina. Os ventos sopram do quadrante sul em todo o estado, com intensidade fraca a moderada. No amanhecer as temperaturas ficam próximas aos 5°C nas áreas mais altas da Serra, variam entre 8°C e 12°C entre os Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana e oscilam entre 15°C e 20°C no litoral. A presença do sol faz com que as temperaturas se elevem rapidamente, garantindo uma grande amplitude térmica no estado. As máximas variam entre 25°C e 29°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul, 24°C no Planalto Sul e oscilam entre 28°C e 31°C nas demais regiões. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17)

Na quinta-feira (17), o sistema de alta pressão segue influenciando as condições meteorológicas em Santa Catarina e, por isso, o dia será ensolarado em todas as regiões. Os ventos passam a soprar de sudeste/leste, com intensidade fraca a moderada no estado. As temperaturas mínimas ficam entre 5°C e 9°C entre os planaltos e Meio-Oeste, variam entre 15°C e 19°C nas regiões costeiras e oscilam entre 9°C e 14°C nas demais regiões. No período da tarde, as temperaturas máximas ficam próximas aos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 30°C no restante do estado.  Os níveis de umidade relativa voltam a ficar próximos dos 30% do Extremo Oeste aos planaltos, condição que fornece um risco baixo para ocorrências associadas a baixa umidade, como desidratação e dores de cabeça.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18)

Na sexta-feira (18), o sistema de alta pressão passa a se deslocar lentamente em direção ao oceano, fazendo com que os ventos soprem de leste e provoquem aumento de nebulosidade dos planaltos ao litoral. Apesar disso, o predomínio é de sol em todas as regiões, principalmente em direção ao interior do estado. A umidade relativa do ar volta a ficar com valores próximos ou abaixo dos 30% entre os planaltos e o Grande Oeste, configurando risco baixo para ocorrências associadas a desidratação e dores de cabeça.  O dia inicia com temperaturas entre 5°C e 10°C entre os planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana. Com o predomínio do sol, as temperaturas sobem rapidamente à tarde, podendo chegar aos 30°C no Extremo Oeste e variando entre 23°C e 28°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sábado (19) e domingo (20), as temperaturas seguem em elevação em toda Santa Catarina, com máximas variando entre 30°C e 33°C no Grande Oeste e Litoral Sul do estado. Entre o final da tarde e noite do domingo, a combinação entre calor e instabilidades na atmosfera provocam aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre os planaltos e o Grande Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (16/11)

Os ventos passam a soprar de sudeste/leste, com intensidade fraca a moderada no estado e rajadas entre 40 km/h e 50 km/h, principalmente nas áreas costeiras.

Ondas de direção leste em toda a costa catarinense e virando para sul no final da noite no Litoral Sul, com picos entre 0,5 m e 1,0 m entre o Litoral Norte e a Grd. Florianópolis e até 2,0 m no Litoral Sul.