PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (17)

Uma frente fria oceânica deixa o dia com muitas nuvens, intercalando com momentos de abertura em que o sol aparece, e pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas do Meio Oeste ao litoral. Localmente, a chuva pode ser mais intensa em curto intervalo de tempo. No Extremo Oeste e Oeste, dia com sol e algumas nuvens. O risco é moderado para desastres no estado. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Extremo Oeste, Oeste, 24°C no Meio Oeste e variam de 18°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de nordeste passando para sudeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (18)

Formação de um ciclone em alto mar (na altura do litoral do PR e SP) favorece a circulação marítima, o que deixa o dia com muitas nuvens e chuva isolada no litoral, Vale e áreas próximas. Localmente, os acumulados de chuva podem ser altos. Demais regiões com sol e poucas nuvens. O risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas nos Planaltos, Meio Oeste (8°C a 12°C), amenas no restante do estado: 11°C a 14°C no Oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e 15°C a 21°C nas demais regiões. Há chance de geada bem isolada no Planalto Sul e Meio Oeste. À tarde, as máximas de 30°C no Oeste, 22°C a 26°C nas demais áreas. Ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos moderadas, até 55 km/h, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19)

A circulação marítima, favorecida pelo ciclone em alto mar, deixa o dia com variação de nuvens e chuva isolada no litoral, Vale e áreas próximas. Ainda, deixa os ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, da ordem de 50 km/h, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. Na porção oeste, Planaltos, dia com sol e poucas nuvens. O risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (7°C a 11°C) nos Planaltos, Meio Oeste (com chance de geada isolada), amenas no restante do estado: 12°C a 15°C no Oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, 15°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Oeste, Extremo Oeste, 27°C do Litoral Norte a Grd. Florianópolis e variam de 22°C a 26°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (20) e quarta-feira (21) a circulação marítima segue deixando os dias com variação de nuvens e chuva isolada no litoral, Vale e áreas próximas. Já nas demais regiões, dias com sol e poucas nuvens. Destaca-se a amplitude térmica, com madrugadas com temperaturas mínimas baixas a amenas (7°C a 14°C da porção oeste ao Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana) e máximas chegando aos 32°C no Oeste e aos 27°C nas demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (17) com ventos de nordeste passando para sudeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção nordeste/leste e altura de até 1,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de até 1,0 m.