PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/07) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (17/07)

Neste domingo (17), a entrada de um sistema de alta pressão mantém o tempo firme em Santa Catarina e segue provocando fortes rajadas de vento de quadrante oeste pela manhã. O aporte de umidade do oceano e da região amazônica para o estado provoca variação de nebulosidade em todas as regiões, enquanto que no Litoral Norte chuviscos podem ser observados ao longo do dia. Associada ao sistema de alta pressão, uma massa de ar frio provoca um declínio acentuado das temperaturas do Extremo Oeste aos planaltos, com risco moderado para ocorrências associadas. O frio mais intenso ocorre na manhã do domingo, onde as mínimas ficam próximas dos 0°C no Planalto Sul e variam de 4°C a 7°C no grande oeste e parte do Planalto Norte. À tarde, as máximas oscilam entre 10°C e 14°C do Extremo Oeste aos planaltos e variam de 17°C a 20°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18/07)

Na segunda-feira (18), novas áreas de instabilidade se deslocam sobre o estado a partir das regiões de divisa com o Paraná e provocam chuva com trovoadas ao longo do dia do Extremo Oeste ao Litoral Norte e Vale do Itajaí, podendo também vir na forma de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Entre a Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul, a chuva deve ocorrer de forma mais fraca e isolada. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas ao amanhecer seguem baixas em SC, com as mínimas próximas a 0°C no Planalto Sul, entre 5°C e 10°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, interior do Litoral Sul e Grande Florianópolis serrana e de 11°C a 15°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (19/07)

Na terça-feira (19), o tempo segue instável em Santa Catarina devido a combinação de perturbações atmosféricas e umidade. Do Extremo Oeste aos planaltos, há chance de temporais isolados no período da tarde, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Entre o Vale do Itajaí e o litoral, chuvas fracas e isoladas podem ser observadas ao longo de todo o dia. Os ventos sopram de nordeste no estado, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas variam de 10°C a 14°C em praticamente todo o estado, com exceção das regiões mais altas da serra, onde as mínimas ficam entre 5°C e 9°C. À tarde, as máximas chegam aos 23°C do Extremo Oeste ao Litoral Norte. Entre o Planalto e Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis,  variam entre 15°C e 19°C.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quarta (20) e quinta-feira (21), a circulação provocada por um sistema de alta pressão atmosférica promove o aporte de umidade do oceano para o continente. Este fator, combinado com as temperaturas elevadas do período da tarde e a presença de perturbações em níveis atmosféricos superiores, podem provocar pancadas de chuva com trovoadas em grande parte do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/07)
 

Domingo com ventos de oeste em Santa Catarina, com intensidade moderada e com rajadas entre 50 e 85 km/h durante a manhã. 

 

Ondas de leste virando de sul ao longo do dia em todo o litoral catarinense, com altura de 1 a 1,5 m entre o Litoral Norte e de 1,5 a 2,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis.