PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/08) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (17/08)

Uma massa de ar quente atua sobre o estado e deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens. No litoral e áreas próximas o dia começa com nevoeiros, mas que se dissipam pela manhã. Não há risco de ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas ficam altas para esta época do ano e chegam aos 33°C no oeste, 25°C no Planalto Sul, variam de 27°C a 31°C no Meio Oeste, Litoral Sul e de 25°C a 29°C nas demais regiões.  No período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/08)

A formação de uma área de baixa pressão alongada entre o RS e SC e seu deslocamento em direção ao oceano combinada ao calor favorecem a formação de áreas de instabilidade que ocasionam pancadas de chuvas de forma isolada com raios no Planalto e Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais isolados. Nas demais áreas o dia será de sol com poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas de 10°C a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 30°C a 36°C na porção oeste, Litoral Sul, 28°C a 31°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e até 27°C no Planalto Sul. A umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/08)

Uma massa de ar quente e seco atua sobre todo o estado e favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens e calor. Amanhecer com temperaturas mínimas de 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 19°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 31°C a 37°C na porção oeste, Litoral Sul, 28°C a 32°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e até 28°C no Planalto Sul. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (40 a 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul, o que indica um risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (20) e sábado (21) a massa de ar seco e quente segue atuando em SC e favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens e calor. As temperaturas máximas ficam altas e chegam aos 34°C na porção oeste, 30°C no Meio Oeste, 28°C no Planalto Norte e variam de 23°C a 26°C nas demais regiões. Na sexta, as rajadas de ventos devem ser de moderada a forte intensidade (40 a 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/08)

Na terça (17) com ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção leste a nordeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.