PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (17/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (17)

Nesta quinta-feira (17), um sistema de alta pressão influencia as condições do tempo em Santa Catarina, o que mantém o dia ensolarado em todas as regiões. Os ventos sopram de sudeste/leste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam entre 5°C e 10°C entre os planaltos e Meio-Oeste, variam de 15°C a 19°C nas áreas costeiras e oscilam entre 11°C e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas máximas ficam em torno dos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 30°C no restante do estado.  Os níveis de umidade relativa ficam próximos dos 30% do Extremo Oeste aos planaltos, condição que fornece um risco baixo para ocorrências associadas a baixa umidade, como desidratação e dores de cabeça.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18)

Na sexta-feira (18), o sistema de alta pressão se desloca ligeiramente em direção ao oceano, fazendo com que os ventos soprem de leste e provoquem sutil aumento de nebulosidade entre os planaltos e o litoral. Ainda assim, o predomínio é de sol em todas as regiões, principalmente no interior do estado. A umidade relativa do ar segue apresentando valores próximos ou abaixo dos 30% entre os planaltos e o Grande Oeste, configurando risco baixo para ocorrências associadas a esta condição, como desidratação e dores de cabeça.  O dia inicia com temperaturas entre 6°C e 9°C entre os planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis serrana. As temperaturas se elevam rapidamente durante o dia, chegando aos 30°C nos municípios do Extremo Oeste e Oeste com divisa com o RS. 

PREVISÃO PARA SÁBADO (19)

O sistema de alta pressão atmosférica segue influenciando o tempo em Santa Catarina no sábado (19). Os ventos que sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada, favorecem a formação de algumas nuvens entre o litoral e áreas próximas, porém o predomínio ainda é de sol em todas as regiões. A umidade relativa do ar segue apresentando valores próximos ou abaixo de 30%, especialmente no Grande Oeste, o que configura risco baixo para ocorrências como desidratação e dores de cabeça.  No amanhecer, as mínimas variam entre 06°C e 10°C no Meio-Oeste e planaltos, de 11°C a 13°C no Extremo Oeste e Oeste e de 11°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam entre 26°C e 39°C no Grande Oeste, Litoral sul, Planalto e Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o domingo (20) e a segunda-feira (21), o retorno da umidade para o sul do Brasil e a formação de áreas de instabilidades na atmosfera provocam aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre os planaltos e o Grande Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (17/11)

Ventos de sudeste/leste em toda Santa Catarina, com intensidade fraca.

 

Ondas de direção sul no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com altura entre 0,5 m e 1,0 m. No Litoral Norte, ondas de sudeste/leste, com altura de até 0,5 m.