PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/04) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (18)

Neste domingo (18), a formação de um ciclone em alto mar, na altura do litoral de SP, favorece a vinda de umidade do oceano, o que deixa o dia com predomínio de nuvens e chuva isolada ao longo do dia no litoral, Vale e áreas próximas. Em alguns momentos a chuva pode ser intensa. Entre os planaltos e o oeste o dia é de predomínio do sol com variação de nebulosidade. O risco é moderado para desastres na faixa litorânea. A mínima entre os planaltos e Oeste variam de 8°C a 13°C e entre 15°C e 19°C na faixa litorânea. As máximas chegam a 30°C no Oeste e variam de 22°C a 26°C nas demais áreas. No decorrer do dia os ventos obtém componente sul/sudeste e começam a intensificar na faixa litorânea, com rajadas que podem chegar aos 50km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19)

Na segunda-feira (19), o ciclone em alto mar ainda desloca umidade do oceano, deixando o dia com variação de nuvens e chuva isolada no litoral, Vale e áreas próximas. Os ventos são de quadrante sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. As rajadas podem atingir entre 50 e 60 km/h na faixa litorânea. Entre os Planaltos e oeste catarinense o dia é de sol com poucas nuvens. O risco é moderado para desastres na faixa litorânea especialmente pelas condições de vento. As mínimas ficam entre 7°C e 12°C entre o Planalto Sul e Oeste,  e variam de 16°C a 19°C na faixa litorânea. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Oeste e Extremo Oeste, variam de 23°C a 26°C no litoral e entre 21°C e 24°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20)

Na terça-feira (20) a circulação marítima causada pelo ciclone em alto mar segue deixando o tempo com predomínio da nebulosidade e chuva que pode ser persistente em alguns momentos, sobretudo no litoral e áreas próximas. Entre os Planaltos e o oeste catarinense o dia é de sol e poucas nuvens. O dia será típico de outono, como manhãs de temperaturas amenas e tardes com rápida elevação nas temperaturas. Mínima entre 7°C e 11°C entre os planaltos e Meio Oeste, variam de 13°C a 15°C no Oeste e Vale do Itajaí e entre 14°C e 18°C nas demais regiões. As máximas variam de 28°C a 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam de 22°C a 26°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Nos próximos dias a chuva diminui na faixa litorânea mas ainda a nebulosidade se fará presente, intercalando com períodos de sol. Os ventos começam a ficar do quadrante leste/nordeste com o afastamento do ciclone para longe da costa.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (18) com ventos obtendo componente sul/sudeste e começando a intensificar na faixa litorânea a partir da tarde, com rajadas que podem chegar aos 50km/h.

Ondas com direção leste e altura de até 1,5 m entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste e altura de até 1,0 m.