PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/08) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (18/08)

A passagem de uma frente fria no oceano e as altas temperaturas fornecem condições para temporais isolados entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis nesta quarta-feira (18), principalmente a partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais regiões, o sol predomina entre algumas nuvens e a sensação é de calor, principalmente entre a metade oeste e as áreas litorâneas, onde as máximas passam dos 30°C. Atenção para os níveis de umidade relativa, que devem ficar abaixo dos 25% na porção oeste e Litoral Sul. Os ventos sopram do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e podem ocorrer rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, entre o oeste e sul do estado.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (19/08)

A atuação de uma massa de ar quente e seco deixa a quinta-feira (19) com predomínio de sol em todo o estado, com variação de nebulosidade apenas no litoral. A sensação é de calor intenso, principalmente entre o Extremo Oeste e Litoral Sul, onde as temperaturas máximas podem passar dos 35°C. Nas demais regiões, variam entre 25°C e 31°C. Os níveis de umidade relativa devem ficar abaixo de 20% entre a metade oeste e Litoral Sul, com risco moderado a alto para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. Os ventos seguem soprando do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Há chance de rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente no Oeste e Extremo Oeste.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20/08)

A sexta-feira (19) segue com a atuação de uma massa de ar quente e seco em todo o estado, fazendo com que as temperaturas superem os valores dos dias anteriores. Entre o Extremo Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem passar dos 35°C. Nas demais regiões, ficam entre 28°C e 33°C, exceto no Planalto Sul. Os níveis de umidade relativa devem seguir abaixo de 25% entre a metade oeste, Planalto e Litoral Sul, com risco moderado a alto para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. Os ventos sopram de norte/noroeste, com intensidade fraca a moderada. Rajadas entre 50 e 70 km/h podem ser registradas entre o oeste e sul do estado, com risco moderado a alto para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o sábado (21) e o domingo (22), as condições de tempo firme se mantêm, bem como a sensação de calor. Variações de nebulosidade podem ocorrer por alguns momentos nas regiões de divisa com o RS, mas o predomínio é de sol.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/08)

Ventos do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e chance de rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, entre o oeste e sul do estado.

Ondas com direção leste em todo o litoral. Alturas de 1,0 m à 1,5 m no Litoral Sul, entre 0,5 m à 1 m na Grande Florianópolis e em torno de 0,5 m no Litoral Norte.