PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/01) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (19/01)

Nesta quarta-feira (19), com a atuação de uma massa de ar quente e úmido, o calor segue sendo destaque em Santa Catarina. No oeste do estado, as temperaturas podem se aproximar e até passar dos 40°C. No Litoral Sul, as máximas chegam aos 37°C. Nas demais regiões, variam entre 30°C e 35°C. O risco é alto a muito alto para transtornos associados a onda de calor que atua no estado. Com o calor e a umidade presentes, se mantém a chance para temporais isolados na parte da tarde, com risco moderado para ocorrências relacionadas. Os ventos sopram de nordeste no litoral e de norte no restante do estado.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20/01)

Na quinta-feira (20), não há mudanças significativas nas condições de tempo em relação aos dias anteriores. Segue a previsão de calor intenso e temporais isolados entre a tarde e a noite. São esperadas máximas entre 36°C e 40°C no Extremo Oeste e Oeste, 34°C e 38°C no Litoral Sul e entre 30°C e 36°C nas demais áreas do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associados a onda de calor que atua no estado. Os ventos sopram de nordeste no litoral e de norte no restante do estado. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21/01)

Na sexta-feira (21), uma massa de ar quente segue atuando e impedindo a entrada de outras massas de ar no estado. As temperaturas permanecem altas, com máximas de 36°C a 40°C no oeste, de 34°C a 38°C no Litoral Sul e de 30 a 35°C nas demais áreas. No final da tarde, por conta do calor, há chance de pancadas isoladas de chuva. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associados a onda de calor. Os ventos sopram de nordeste no litoral e de norte no restante do estado. 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No final de semana, o destaque segue sendo onda de calor que influencia o estado. O calor pode ser ainda mais intenso, com temperaturas mais altas que o decorrer da semana. Entre as tardes e as noites, se mantém a chance de temporais isolados. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/01)

Nesta quarta-feira (19), os ventos sopram de nordeste do litoral e de norte no restante do estado, com intensidade fraca a moderada. 

Ondas com direção nordeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.