PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19)

Uma sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte do estado. No litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas deve ocorrer uma maior variação de nebulosidade, com chance de chuva isolada no início e ao final do dia devido a umidade vinda do oceano. Assim, o risco é baixo para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 33°C na porção oeste, 25°C no Planalto Norte, 26°C no Planalto Sul e variam de 27°C a 29°C nas demais regiões. Ventos de sudeste/leste no leste do estado e de nordeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (20)

Um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. À tarde, áreas de instabilidade, formadas pelo calor e umidade, favorecem pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas, com raios pelo estado. Assim, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 7°C), amenas no restante do estado: 17°C a 22°C no litoral, Vale, Extremo Oeste, 14°C a 18°C nas demais áreas. Chance de geada em pontos isolados do Planalto Sul ao amanhecer. À tarde, as máximas chegam aos 34°C na porção oeste, 32°C no Litoral Sul, Vale, Planalto e Litoral Norte, 30°C na Grd. Florianópolis e 27°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, perto dos 50 km/h, principalmente na porção oeste entre a madrugada e manhã, Litoral Sul e Grd. Florianópolis a partir da tarde.

PREVISÃO PARA DOMINGO (21)

Aproximação de uma frente fria da divisa com o RS combinada ao calor, umidade ocasiona pancadas de chuvas isoladas, com raios do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir do início da tarde. Entre a tarde e noite as pancadas de chuvas se espalham pelas demais regiões. Há chance de temporais isolados. Assim, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto de 13°C no Planalto Sul, 20°C a 25°C no litoral, Vale, Extremo Oeste, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 37°C no Litoral Sul, 31°C na porção oeste, 28°C no Planalto Sul e variam de 29°C a 33°C nas demais regiões. Ventos de nordeste no leste e nordeste a noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (22) a passagem de uma frente fria pelo litoral combinada aos ventos quentes e úmidos vindos da região Amazônica ocasionam pancadas de chuvas isoladas, a partir da tarde, no estado. Na terça-feira (23) uma área de baixa pressão alongada favorece pancadas de chuvas isoladas no estado. Nos dois dias há chance de temporais isolados.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (18) com ventos de nordeste passando para sudoeste/sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais perto dos 55 km/h no litoral e áreas próximas.

Ondas com direção leste passando a sudoeste/sul em todo litoral no decorrer do dia. Altura de até 2,0 m no Litoral Sul, 1,5 m na Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.