PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/07) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (19/07)

Na terça-feira (19) a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) combinada com a disponibilidade de umidade deixam o tempo instável e ocasionam pancadas de chuva isoladas no estado. No Grande Oeste, Planalto Norte a chuva pode vir acompanhada de raios e eventual rajadas de ventos, queda de granizo. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. À tarde, as temperaturas chegam aos 18°C no Planalto Sul, variam de 16°C a 20°C no Litoral Sul e de 19°C a 23°C em boa parte de SC. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante norte passando para de sul a leste. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, no litoral.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (20/07)

Na quarta-feira (20) um sistema de alta pressão em alto mar favorece o transporte de umidade em direção a SC, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva bem isolada em localidades do Oeste, Meio Oeste e Planaltos à tarde. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 9°C na Serra, perto dos 16°C no Litoral Norte, Baixo Vale e de 11°C a 15°C em boa parte de SC. À tarde, as máximas variam de 17°C a 22°C nos Planaltos e de 21°C a 26°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, no Litoral Sul, Grd. Florianópolis. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21/07)

Na quinta-feira (21) um sistema de alta pressão em alto mar o que deixa o dia com sol a algumas nuvens em Santa Catarina. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C no Planalto Sul, variam de 14°C a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 12°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 29°C no Litoral Sul, 23°C no Planalto Sul e variam de 23°C a 26°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, em localidades do Litoral Sul e do Grande Oeste. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (22) será marcada pela presença de sol e algumas nuvens. Mas, a partir da noite, a passagem de uma frente fria pelo oceano favorece o aumento das nuvens e chance de chuva isolada no Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. No sábado (23) a umidade vinda do mar deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva dos Planaltos ao litoral. Nas demais áreas, Sol com algumas nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/07)
 

Terça-feira (19) com ventos de  fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante norte passando para de sul a leste. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, no litoral.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.