PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (20)

Nesta quarta-feira (20) o tempo segue bastante instável em todo o estado de Santa Catarina, com muita nebulosidade e chuva persistente, principalmente no centro-leste do estado, onde há condições para acumulados elevados de precipitação. No oeste há condições para pancadas de chuva, associado a atuação de uma baixa pressão. Assim, há risco moderado a alto para desastres associados a alagamentos, deslizamentos, inundação gradual e enxurradas, associadas a persistência da chuva. Ventos sopram de quadrante leste, com intensidade moderada.  Devido ao tempo fechado, as temperaturas não sobem tanto, com máximas entre 17 e 24°C no estado.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21)

Na quinta-feira (21) mantém a condição de chuva persistente na maior parte do estado de Santa Catarina, devido a atuação da circulação marítima, atingindo principalmente o centro-leste do estado. No Oeste há curtos períodos de sol, com condições para temporais isolados no período da tarde. Devido a persistência da chuva os acumulados de precipitação devem ser elevados, mantendo o risco moderado a alto para alagamentos, deslizamentos, inundação gradual e enxurradas. Os ventos mantém de quadrante leste, com intensidade moderada. A nebulosidade ainda impede elevações significativas na temperatura, com máximas entre 17 e 26°C no estado.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22)

Na sexta-feira (22) o tempo segue instável, com predomínio de nebulosidade e chuva, intercalando com períodos de melhoria ao longo do dia. Os acumulados devem ser menores em relação aos dias anteriores, porém mantém o risco moderado a alto para desastres. Na porção oeste a chuva aparece de forma mais rápida, sem acumulados significativos. Os ventos sopram de quadrante nordeste, com intensidade fraca a moderada. Em relação aos dias anteriores, as temperaturas conseguem subir um pouco mais, devido as curtas aberturas de sol e os ventos de quadrante nordeste. As máximas registram entre 23 e 29°C no estado de Santa Catarina.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A semana segue com tempo instável em Santa Catarina devido aos ventos que sopram de oceano, provocando chuva nas regiões litorâneas, Planaltos e Vale do Itajaí. Apesar disso, a chuva enfraquece em relação aos dias anteriores.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (20) com ventos de quadrante leste, de intensidade fraca a moderada moderada.

Condições de mar pouco agitado em todas as regiões, com altura de onda entre 1,0 e 2,0 m.