PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/04) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20)

A circulação marítima, favorecida pelo ciclone subtropical em alto mar (entre o litoral de Santa Catarina e da região Sudeste), deixa o dia com variação de nuvens, intercalando com períodos de melhoria em que o sol aparece, com chuva isolada no litoral e áreas próximas. Mar fica agitado, com ondas de sudeste, altura de 2,0 m e picos de 2,5 m a 3,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 2,0 m e picos de até 2,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca em todo litoral. Demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. Risco moderado para desastres associados à agitação marítima. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste, 26°C no Litoral Norte, Vale e variam de 20°C a 25°C nas demais regiões. A umidade, à tarde, deve ser baixa (menor que 30%) em localidades da porção oeste. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21)

A circulação marítima, favorecida pelo ciclone em alto mar (na altura do litoral entre a região Sudeste e Santa Catarina), deixa o dia com muitas nuvens e chuva no litoral, Val, áreas próximas.  Ainda, o mar fica agitado, com ondas de sudeste/leste, altura de 2,5 m  a 3,0 m e picos de 4,0 m, com chance de ressaca no litoral catarinense. Nas demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. Assim, o risco é localmente moderado para desastres associados à agitação marítima. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas (7°C a 14°C, pontualmente pode ser mais baixo) nos Planaltos, porção oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e amenas (15°C a 20°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Extremo Oeste, Oeste e variam de 18°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais de até 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22)

A circulação marítima, favorecida pelo ciclone em alto mar (na altura do litoral entre a região Sudeste e Santa Catarina), deixa o dia com variação de nuvens, intercalado com períodos de melhoria em que o sol aparece, chuva no litoral, áreas próximas. Mar fica agitado, com ondas de leste, altura de 2,5 m  a 3,0 m e picos de 4,0 m, com chance de ressaca no litoral catarinense. Demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. Risco moderado para desastres associados à agitação marítima. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (perto de 7°C, pontualmente podendo ser menor) e com chance de geada isolada no Planalto Sul, amenas no restante do estado: 10°C a 21°C. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e variam de 18°C a 24°C nas demais regiões. Ventos de sudeste/leste no centro-leste e de leste a nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (23) com sol e algumas nuvens no estado. No sábado (24) áreas de baixa pressão sobre o nordeste da Argentina favorecem aumento de nuvens e chance de chuva isolada e mal distribuída na porção oeste e parte dos Planaltos, enquanto nas demais áreas predomina o sol com algumas nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (20) com ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 50 km/h.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 2,0 m e picos de 2,5 m a 3,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, de 2,0 m e picos de até 2,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca em todo litoral.