PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/05) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20)

 O dia amanhece frio em todo o estado, com pontos da serra catarinense marcando temperaturas negativas na madrugada (-2°C em Urupema). Instabilidades causadas pela atuação de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai provocam nebulosidade e chuvas de fraca intensidade no RS que podem se estender até o Planalto e o Litoral Sul de SC ao longo do dia. Nas demais regiões do estado, o tempo firme prevalece e as temperaturas máximas ficam em torno de 23°C no Planalto Norte e áreas próximas e chegam a 30°C em pontos da metade oeste de SC, onde deve-se dar atenção aos níveis de umidade relativa, que ficam abaixo de 30%. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21)

A manhã de sexta-feira é marcada por temperaturas mínimas abaixo dos 10°C em pontos dos Planaltos e Litoral Sul. Ao longo do dia, o sol entre nuvens e ventos do quadrante norte prevalecem no estado e deixam as temperaturas máximas acima de 30°C em áreas da metade oeste. O aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Uruguai dá origem a um ciclone extratropical na noite de sexta-feira, o que traz instabilidades associadas a temporais com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento de até 50 km/h para a porção oeste e o Litoral Sul do estado. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (22)

No decorrer da madrugada de sábado, instabilidades causadas pelo avanço do ciclone extratropical e formação da frente fria associada provocam temporais com chuva e ventos fortes, eventual queda de granizo e descargas elétricas. Ao longo dia, o céu permanece entre nuvens e ainda há possibilidade de temporais isolados em toda SC. As temperaturas máximas ficam acima de 26°C no litoral e em torno de 20°C nas demais regiões, enquanto a direção do vento varia de norte para oeste ao longo do dia, com rajadas de intensidade fraca a moderada. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

No domingo (23), o dia amanhece com nebulosidade, que dissipa ao longo do dia e deixa a tarde ensolarada em toda SC. Na segunda-feira (24), áreas de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em todo o estado .

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quinta-feira (20) com ventos de norte/noroeste, com fraca intensidade no oeste do estado. e de direções variadas nas demais regiões. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 30 km/h.

Ondas com direção sul em todo litoral, com altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, até 1,5 m na Grande Florianópolis e 1,0 m no Litoral Norte.