PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (20/08)

O sábado (20) inicia com sensação de frio intenso em SC, chance de geada em grande parte do estado e de congelamento de pistas em pontos da Serra. No decorrer do dia, a atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, deixa o dia com predomínio de sol a algumas nuvens em grande parte de SC. À tarde, com a presença do sol, as temperaturas ficam amenas, com máximas de até 15°C nos Planaltos, Alto Vale e de 15°C a 19°C nas demais áreas. A partir da noite, as temperaturas voltam a cair, o que mantém a sensação de frio e o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio intenso. Ventos com direção sul passando para leste a nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (até 45 km/h).

PREVISÃO PARA DOMINGO (21/08)

No domingo (21) a massa de ar frio, de origem polar, se desloca em direção ao oceano, mas ainda faz com que o dia comece com chance de geada em pontos bem isolados e sensação de frio em SC. No decorrer do dia, as condições são de tempo estável, com sol a poucas nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas mínimas de -3°C na Serra (com chance de congelamento de pistas), de -1°C a 7°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 6°C a 13°C nas demais áreas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao frio intenso. À tarde, as máximas ficam amenas e chegam aos 21°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, Oeste, 16°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em pontos do Litoral Sul.
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (22/08)

Na segunda-feira (22) um sistema de alta pressão no oceano favorece o transporte de umidade do mar em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuvisco/chuva fraca e bem isolada. Nas demais áreas com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 0°C em pontos da Serra, de 3°C a 7°C na porção central de SC, 7°C a 10°C no Grande Oeste, parte do Litoral Sul, da Grd. Fpolis. Serrana e de 9°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas sobem gradualmente e chegam aos 23°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, 17°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 21°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, em torno de 45 km/h, em pontos do Litoral Sul. Não há risco de ocorrências associadas às condições meteorológicas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (23) e quarta-feira (24) o transporte de umidade do mar para o litoral e áreas próximas deixa os dias com maior presença de nuvens e chance de chuvisco/chuva fraca e bem isolada nestas áreas. No restante do estado, com sol a poucas nuvens. As temperaturas sobem gradualmente e as tardes chegam aos 25°C no Extremo Oeste, 20°C na Serra e entre 20°C a 24°C nas demais áreas de SC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/08)

Sábado (20) com ventos de direção sul passando para leste a nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (até 45 km/h).

Ondas com direção sul em todo estado. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

image.png