PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (20/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (20/08)

O dia começa com nevoeiros isolados que se dissipam pela manhã. Uma massa de ar quente e seca segue atuando e favorece um dia de predomínio de sol a poucas nuvens no estado. A partir da noite, o deslocamento de uma frente fria pelo leste do RS em direção ao oceano favorece o aumento de nuvens com chance de chuva bem isolada no Litoral Sul. À tarde, as temperaturas máximas ficam altas, variando de 33°C a 37°C na porção oeste, Litoral Sul, 30°C a 34°C da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, 26°C a 29°C nos Planaltos. A umidade fica abaixo dos 25% na porção oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana, o que indica um risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de quadrante norte girando para sul a partir da noite, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de 50 a 70 km/h da porção oeste ao Litoral Sul, o que indica um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (21/08)

 A passagem de uma frente fria pelo oceano favorece a variação de nebulosidade intercalando com a presença do sol no litoral e áreas próximas. Em grande parte do estado permanece a atuação de uma massa de ar quente e seca, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com temperaturas mínimas de 12°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não sobem tanto no Litoral Sul e variam de 22°C a 26°C. No restante do estado ficam mais altas e variam de 31°C a 37°C na porção oeste, 27°C a 30°C nas demais áreas. A umidade fica abaixo dos 25% na porção oeste, localidades dos Planaltos, o que indica um risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Ventos de quadrante sul passando para norte no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (22/08)

Uma massa de ar seco e quente permanece atuando sobre o estado e favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens. Amanhecer com alguns nevoeiros no estado e temperaturas mínimas de 10°C a 14°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste, 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam altas em todo estado, variando de 31°C a 38°C na porção oeste, Litoral Sul, chegam aos 28°C no Planalto Sul e de 27°C a 33°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de 45 a 65 km/h da porção oeste a Grd. Florianópolis no decorrer do dia, o que indica um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (23) e terça-feira (24) permanece a atuação de uma massa de ar seco e quente, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens e calor no estado. A partir da noite de terça a nebulosidade tende a aumentar nas áreas de divisa com o RS devido a aproximação de uma frente fria. As temperaturas máximas chegam perto dos 40°C na porção oeste, variam de 25°C a 30°C no Litoral e Planalto Sul, de 30°C a 35°C nas demais áreas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/08)

Sexta-feira (20) com ventos de quadrante norte girando para sul a partir da noite, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de 50 a 70 km/h da porção oeste ao Litoral Sul.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0 m a até 1,5 m em todo litoral catarinense.