PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (21/04)

O feriado da quinta-feira (21) começa com sol em grande parte de SC, porém a partir da tarde o tempo começa a mudar no Oeste, onde ocorrem temporais isolados, com vendavais e eventual queda de granizo, devido a instabilidades atmosféricas aliada a uma frente fria no oceano. O sistema avança para o Meio Oeste e Planalto Norte, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná, entre o final da tarde e noite. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais nestas regiões. As máximas alcançam os 27°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, enquanto marcam de 21 a 25°C do Oeste aos Planaltos. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (22/04)

Entre a madrugada e início da tarde de sexta-feira (22), a frente fria oceânica mantém o tempo nublado e com chuva do Oeste ao litoral, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições de tempo. À noite a frente se desloca para o Paraná, mas a aproximação de novas instabilidades trazem temporais novamente para o Oeste. Com o tempo fechado ao longo do dia, as temperaturas não sobem tanto no estado, com máximas de 13 a 19°C do Oeste aos Planaltos. Nas áreas litorâneas variam entre 19 e 23°C, com exceção para o Litoral Sul, que possui maiores aberturas de sol e atingem valores próximos aos 26°C.

PREVISÃO PARA SÁBADO (23/04)

No sábado (23), um rápido avanço de uma nova frente fria provoca temporais no estado. Os temporais dão início desde o início da madrugada no Oeste e se deslocam para as demais regiões até o final da manhã. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais em todo o estado neste período. Entre a tarde e noite a tendência é de melhora nas condições do tempo, com maiores aberturas de sol as temperaturas sobem em relação ao dia anterior. As máximas atingem valores na casa dos 23 entre o Meio Oeste e Planaltos e, nas áreas litorâneas, podem marcar até 30°C no Litoral Norte e variam de 25 a 28°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Domingo (24) e segunda-feira (25) com predomínio de tempo estável, associado a atuação de uma área de alta pressão em alto mar. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima provoca variação de nebulosidade e condições para chuvas rápidas. As condições de tempo voltam a mudar entre o final da tarde e noite de segunda-feira, com a aproximação de uma nova frente fria que deve trazer pancadas de chuva para todo o estado. 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/04)

Quinta-feira (21) com rajadas de vento de intensidade fraca a moderada soprando de diversas direções em todo estado e de nordeste/leste no litoral.

Ondas com direção sudeste a leste e altura de 0,5 m a 1,0 m próximas à costa, com picos de 1,5 m em todo litoral catarinense.