PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/07) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (21/07)

Na quarta-feira o sol aparece em todas as regiões de SC em meio a variação de nuvens, devido a perturbações em médios níveis da atmosfera que provocaram chuva isolada no Extremo Oeste durante a madrugada. Temperaturas baixas ao amanhecer, com mínimas entre 0 e 3°C nos Planaltos, de 7 a 9°C  no Litoral e entre 5 e 8°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam de 16 a 20°C na maior parte do estado e entre 21 e 23°C no Oeste e Litoral Norte. Vento fraco com direção variável. A agitação marítima diminui em todo o Litoral com ondas de 1,0 a 1,5m. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (22/07)

Durante a quinta-feira a massa de ar seco e frio começa a perder força e a se afastar aos poucos para o mar, mas ainda mantém o tempo seco com predomínio de sol em todo o estado. No amanhecer temperaturas mínimas de 7 a 9°C no Oeste e Litoral e entre 2 e 5°C no Meio-Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. À tarde as máximas se elevam, chegando a 25°C no Oeste e variando entre 18 e 24°C nas demais regiões. O vento predomina de nordeste, com intensidade fraca a moderada. O mar fica pouco agitado a calmo no Litoral de SC. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23/07)

O tempo se mantém estável, com presença de sol em todas as regiões catarinenses, ainda por influência do sistema de alta pressão no mar. Entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, o dia começa e termina com mais nuvens, devido ao transporte de umidade do mar para o continente. As temperaturas permanecem em elevação e as mínimas variam entre 3 e 6°C nos Planaltos, ficam em torno de 10°C no Vale do Itajaí e oscilam entre 13 e 16°C no Litoral. À tarde, as máximas se aproximam dos 26°C no Oeste e Litoral Sul, variam entre 19 e 21°C nos Planaltos e de 22 a 24°C nas demais regiões. O vento predomina de nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas no Litoral. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O sistema de alta pressão no mar mantém o tempo firme e seco em toda SC durante o final de semana. O sol predomina em todas as regiões, porém com um pouco mais de nuvens no Litoral e áreas próximas, onde há também condições para formação de nevoeiros ao amanhecer. As temperaturas ficam mais elevadas e as mínimas só ficam abaixo dos 10°C nos Planaltos. À tarde faz calor, com máximas que se aproximam de 30°C no Oeste e Litoral Sul no sábado (24) e superam esse valor no domingo (25). No restante do Litoral as máximas variam entre 26 e 28°C. O vento predomina de nordeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas persistentes no Litoral e nas tardes no Oeste. A agitação marítima volta a aumentar, acompanhando a intensificação do vento.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/07)

Na quarta-feira (21),  ventos fracos de direção variável.

O mar fica pouco agitado, com ondas de 0,5 a 1,0m e picos máximos de 1,5m. Sem riscos complementares para atividades marítimas.