PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (21/08)

 Neste sábado (21), a passagem de uma frente fria pelo oceano provoca variação de nebulosidade e chance de isolada no litoral e áreas próximas. Na maior parte de SC uma massa de ar quente e seca segue atuando, deixando o dia com predomínio do sol e umidade relativa baixa, sobretudo na porção oeste. As temperaturas mínimas variam de 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste e entre 16°C e 20°C nas demais regiões. Por conta da maior cobertura de nuvens, a máxima não sobe tanto no Litoral Sul, variando de 21°C a 25°C. Nas demais áreas ficam mais altas e variam de 31°C a 35°C no oeste e de 27°C a 30°C nas demais áreas. Por conta do tempo seco, a umidade fica abaixo dos 25% na porção oeste. Ventos de quadrante sul passando para norte no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (22/08)

No domingo (22), a massa de ar quente e seco segue atuando sobre Santa Catarina. Por isso o dia é de sol com poucas nuvens. No amanhecer atenta-se para a formação de nevoeiro em pontos da serra e litoral. A temperatura mínima varia de 8°C a 14°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste e entre 15°C e 20°C nas demais áreas. A tarde faz calor em todo o estado, com máxima variando de 31°C a 38°C na porção oeste e Litoral Sul e entre 28°C e 32°C nas demais áreas nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Por conta do tempo seco, a umidade fica abaixo de 30% em grande parte do estado, com exceção ao litoral. As rajadas de vento variam de 45 a 65 km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (23/08)

Na segunda-feira (23) a massa de ar quente e seco segue atuando em Santa Catarina e dia permanece com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Há chance de formação de nevoeiro entre a noite e manhã na serra catarinense e litoral. O destaque segue sendo o calor durante a tarde, com máximas variando entre 31°C e 37°C na porção oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí e entre 26°C e 30°C nas demais áreas. Vento soprando do quadrante norte e rajadas de até 60 km/h na porção oeste. Por conta do tempo seco, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% entre o Extremo Oeste e Meio Oeste. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça-feira (24) e quarta-feira (25) as temperaturas máximas chegam na casa dos 38°C na porção oeste, variam de 25°C a 30°C no Litoral e Planalto Sul, de 30°C a 35°C nas demais áreas. Na terça-feira o aquecimento segue intenso e os ventos sopram com moderada a forte intensidade do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Na quarta-feira (25), há tendência de mudança no tempo, com a aproximação de uma frente fria que provoca aumento de nuvens e chuva entre a tarde e a noite, a partir do oeste do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (20/08)

Sábado (21) com ventos passando a soprar do quadrante norte em toda Santa Catarina com fraca a moderada intensidade. Rajadas de vento entre 50 e 60 km/h no início do dia na costa entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,0 m a até 1,5 m em todo litoral catarinense.