PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (22/03) – 05:00

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (22/03)

O tempo segue nublado e com chuvas persistentes nesta terça-feira (22) entre o litoral e áreas próximas por influência da circulação marítima. Na porção oeste do estado, o sol predomina entre nuvens ao longo do dia, mas a partir da noite áreas de instabilidade se aproximam do Extremo Oeste, podendo provocar pancadas de chuva com trovoadas na região. O risco é baixo para ocorrências associadas a chuva persistente no leste do estado e a temporais no Extremo Oeste. Os ventos sopram de nordeste ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada, podendo passar de 50 km/h entre o Meio-Oeste e Planalto Sul. 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (23/03)

A passagem de instabilidades atmosféricas por Santa Catarina provoca chuvas com trovoadas desde a noite de terça-feira (22), iniciando no Extremo Oeste e se propagando para as demais regiões de divisa com o RS ao longo da madrugada e manhã de quarta-feira (23). Entre o Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis, a circulação marítima segue mantendo o tempo nublado e com períodos de chuva ao longo do dia. O risco para ocorrências associadas a chuva é baixo a moderado. Ventos de quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca a moderada, podendo passar dos 50 km/h no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (24/03)

Na quinta-feira (24), a formação de um ciclone entre o Uruguai e a Argentina e seu avanço pelo sul do Brasil ao longo do dia devem provocar temporais em todo estado, iniciando nas áreas de divisa com o RS e se propagando para as demais regiões. O risco é alto para ocorrências associadas a temporais e especialmente para rajadas de vento, que podem passar de 70 km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul. A passagem do ciclone deixa o mar agitado entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com ondas de L/NE e altura de 2 a 2,5 m, com picos de até 3 m, o que configura risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (25), instabilidades associadas ao ciclone seguem provocando chuvas em todas as regiões catarinenses, com risco para temporais na porção oeste do estado. No sábado (26), o tempo é de céu claro nas áreas de divisa com o RS, enquanto que do leste ao norte do estado o dia fica encoberto e com chuvas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (22/03)

Ventos de nordeste em todo estado, com intensidade fraca a moderada (acima de 50 km/h) no Meio-Oeste e Planalto Sul.

Ondas de quadrante leste em todo o litoral catarinense, com altura de 1,0 m a 1,5 m entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis e até 2,5 m no Litoral Sul.