PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (23/02)

A quarta-feira (23) começa com sol, poucas nuvens em boa parte de SC. Mas, a partir da tarde, a combinação do calor, umidade com cavados de onda curta em médios níveis favorecem pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados na metade leste do estado. A chuva deve ser irregular e mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. À tarde, faz calor em todo estado e as temperaturas máximas chegam perto dos 37°C na região das cidades de Itapiranga, Caibi, variam de 32°C a 36°C no restante da porção oeste, até 29°C no Litoral Sul e de 29°C a 35°C nas demais áreas do estado. Ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no litoral de SC.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (24/02)

A quinta-feira (24) começa com sol, poucas nuvens em grande parte de SC. Mas, entre a tarde e noite, a combinação do calor, umidade com a formação de um ciclone próximo a costa da Argentina ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados no estado. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais é baixo a moderado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 13°C na Serra e variando de 16°C a 21°C no restante do estado. À tarde, faz calor em todo estado, com máximas perto dos 39°C na região de Itapiranga, Caibi, entre 32°C a 37°C no restante da porção oeste e de 29°C a 35°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (25/02)

Na sexta-feira (25) a formação e atuação de uma frente fria sobre o mar (associada ao ciclone na costa da Argentina) combinado ao calor, umidade já ocasionam pancadas de chuva, com temporais isolados, pela madrugada e manhã na porção oeste e sul do estado. No decorrer do dia, a chuva e os temporais se espalham pelo estado, principalmente, na metade leste de SC. Ainda, localmente, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo.  O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa, temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 16°C na Serra e entre 17°C a 22°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas chegam aos 36°C na região das cidades de Itapiranga, Caibi, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e de 27°C a 34°C nas demais áreas do estado. Ventos de nordeste no leste de SC e de norte a noroeste na porção oeste do estado. Rajadas de ventos em torno de 65 km/h no litoral.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (26) o deslocamento de uma frente fria associada ao calor ocasiona pancadas de chuva com temporais no estado. No domingo (27) o calor associado a umidade e a perturbações em médios níveis favorecem condições para pancadas de chuva e temporais isolados no estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/02)

Quarta-feira (23) com ventos de sul/sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, no litoral de SC.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.