PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/02) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (23)

A combinação do calor com a aproximação de uma frente fria ocasionam pancadas de chuvas entre a tarde e noite. A chuva deve ser de moderada a localmente forte intensidade em curto intervalo de tempo, com raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos. Também deve ser mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Assim, o risco é moderado para desastres. À tarde, a sensação de calor e as temperaturas máximas altas predominam no estado. Entre o Litoral Norte e Vale chegam aos 37ºC, no Litoral Sul aos 36°C, Planalto Sul aos 29°C e nas demais regiões de 29°C a 35°C. Ventos com direção nordeste a noroeste passando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos associadas aos temporais, de moderada intensidade (em torno de 60 km/h).

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (24)

O afastamento da frente fria deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuvas dos Planaltos ao Litoral, principalmente, a partir da tarde, quando pode ser pontualmente mais forte. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite. Logo, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 11°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C no Planalto Norte, Meio Oeste, 17°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 33°C na porção oeste, variam de 24°C a 28°C no Planalto Sul, Litoral Sul e de 27°C a 31°C nas demais regiões. Ventos com direção de quadrante sul a leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos, ocasionais, isoladas, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (25)

O fluxo de umidade vinda do oceano em direção ao leste do estado deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuvas dos Planaltos ao litoral no decorrer do dia. Localmente, a chuva pode ser persistente, de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo. Entre o Oeste e Meio Oeste, áreas de instabilidade ocasionam chuva de forma rápida e bem isolada no período da tarde. Logo, o risco é moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 12°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, 17°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 28°C a 32°C na porção oeste, 27°C no Planalto Norte, Litoral Norte, Litoral Sul e variando de 22°C a 26°C nas demais áreas. Ventos com direção leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, até 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (26) e sábado (27) persiste a previsão de chuva em áreas do Litoral, Vale e localidades dos Planaltos, com gradativa diminuição e ficando cada vez mais isolada. No restante do estado, dia com sol e algumas nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (23) com ventos de nordeste a noroeste passando para quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos associadas aos temporais, de moderada intensidade (em torno de 60 km/h).

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 m a 1,5 m.