PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/04) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (23/04)

A rápida formação e passagem de uma frente fria provoca chuvas em Santa Catarina entre a madrugada e a manhã deste sábado (23), que podem ocorrer na forma de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais é baixo a moderado. Entretanto, entre o fim da manhã e o início da tarde o tempo já volta a estabilizar na porção oeste do estado e vai se mantendo firme em todas as regiões catarinenses até o fim do dia. Os ventos sopram predominantemente de quadrante oeste em Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada e rajadas que podem passar dos 60 km/h entre o Litoral e Planalto Sul.

PREVISÃO PARA DOMINGO (24/04)

No domingo (24), um sistema de alta pressão atmosférica centrado no oceano promove o aporte de umidade para o continente, o que mantém o dia nublado no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na metade oeste do estado, a combinação desta umidade com o aquecimento diurno favorece a ocorrência de pancadas de chuva que podem vir na forma de temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.  Os ventos sopram de norte/nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. No período da tarde, as temperaturas variam de 25°C a 28°C do Extremo ao Meio-Oeste e de 20°C a 24°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (25/04)

 A circulação proveniente de um sistema de alta pressão atmosférica com centro no oceano segue influenciando o tempo em Santa Catarina na segunda-feira (25), o que mantém o dia nublado no centro-norte do estado, da Grande Florianópolis ao Planalto Norte. Nas áreas de divisa com o RS, o predomínio é de céu claro com poucas nuvens. Os ventos sopram norte/nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas ao amanhecer variam de 12°C a 15°C entre os planaltos e de 16°C a 19°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas vão de 26°C a 30°C entre a porção oeste, Planalto Norte e Litoral Sul e oscilam de 20°C a 24°C no restante do estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A presença de instabilidades atmosféricas ao sul de SC podem provocar alguns temporais isolados entre terça (26) e quarta-feira (27), especialmente na metade oeste do estado. Nas demais regiões, o tempo deve permanecer firme com variação de nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/04)

Os ventos sopram predominantemente de quadrante oeste em Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada e rajadas que podem passar dos 60 km/h entre o Litoral e Planalto Sul.

Ondas de leste, virando de sul ao longo do dia no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com altura de 1,5 m a 2,0 m. No Litoral Norte, ondas de leste e altura de até 1,0 m.