PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (23/08)

O dia começa com nevoeiros isolados, que se dissipam pela manhã. No Litoral Sul a mudança de direção do vento para sul deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva bem isolada. Por isso as temperaturas máximas chegam aos 23°C. No restante do estado predomina o céu aberto a poucas nuvens devido uma massa de ar quente e seca. À tarde a umidade fica abaixo dos 30% no centro-oeste de SC, com risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. As temperaturas máximas chegam aos 28°C no Planalto Sul, variam de 30°C a 37°C na porção oeste, 26°C a 32°C nas demais áreas. Vento de fraca a moderada intensidade, com direção de nordeste passando para quadrante sul no litoral, Vale no decorrer do dia e se mantendo de norte/noroeste nas demais regiões. Rajadas ocasionais de moderada intensidade (40 a 60 km/h) na porção oeste, litoral e áreas próximas, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (24/08)

O dia começa com nevoeiros isolados, que se dissipam pela manhã. Ao longo do dia predomina o céu aberto a poucas nuvens em SC devido a atuação de uma massa de ar quente e seca. À tarde, a umidade segue abaixo dos 30% no centro-oeste de SC e Grd. Florianópolis Serrana, o que indica um risco moderado a alto para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. Amanhecer com temperaturas mínimas de 11°C a 16°C dos Planaltos ao litoral, 18°C a 24°C na porção oeste. No período da tarde, as máximas chegam aos 30°C no Planalto Sul, 32°C no Litoral Sul, variam de 28°C a 33°C no norte do estado, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, de 32°C a 38°C na porção oeste. Nessa área, pontualmente, pode chegar aos 40°C. Ventos de nordeste no leste e de norte/noroeste nas demais regiões, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de moderada intensidade (40 a 70 km/h) da porção oeste ao Planalto Sul, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (25/08)

A massa de ar seco ainda atua no estado e favorece um dia com céu aberto a poucas nuvens, calor em SC. A partir da noite, com a aproximação de uma frente fria, a nebulosidade aumenta, com chance de pancadas de chuvas nas áreas de divisa com o RS. Amanhecer com temperaturas mínimas de 13°C a 16°C nos Planaltos, 15°C a 19°C no litoral, Vale, Meio Oeste, 20°C a 25°C no Oeste. À tarde, as máximas são elevadas em todo estado e chegam aos 32°C no Planalto Sul, variam de 32°C a 37°C no restante do estado e, pontualmente, podem chegar aos 40°C. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (40 a 70 km/h) no centro-oeste do estado no decorrer do dia, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (26) o deslocamento de uma frente fria pelo estado favorece pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados já a partir da madrugada da porção oeste ao Litoral Sul. Na sexta-feira (27) a frente fria ainda atua no norte do estado e Vale, deixando o dia nublado e com chuva. Nas demais áreas, com a entrada da massa de ar frio o tempo fica com poucas nuvens. As temperaturas máximas chegam aos 23°C na porção oeste e variam de 13°C a 18°C no restante do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/08)

Segunda-feira (23) com ventos de fraca a moderada intensidade, com direção de nordeste passando para quadrante sul no litoral, Vale no decorrer do dia e se mantendo de norte/noroeste nas demais regiões. Rajadas ocasionais de moderada intensidade (40 a 60 km/h) na porção oeste, litoral e áreas próximas, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção nordeste passando para leste/sudeste no decorrer do dia, com altura de 1,0 m a 1,5 m, em todo litoral catarinense.