PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/10) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (23)

No domingo (23), um sistema de alta pressão mantém o tempo firme do Extremo Oeste aos planaltos, com o céu ensolarado à presença de poucas nuvens nestas regiões. A partir do meio da tarde, no litoral e Vale do Itajaí, a combinação de calor, umidade (vinda do oceano) e instabilidades podem provocar pancadas de chuva e até alguns temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. As temperaturas máximas ficam em torno dos 26°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, variam de 21°C a 24°C no Meio-Oeste e Planalto Sul e de 25°C a 29°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24)

Um sistema de alta pressão atmosférica segue mantendo o tempo ensolarado com algumas nuvens do Extremo Oeste aos planaltos na segunda-feira (24). Já no Vale do Itajaí e em todo o litoral, a presença de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados, sendo baixo o risco para ocorrências meteorológicas associadas. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 12°C no Grande Oeste, de 8°C a 11°C no Planalto Sul  e ficam entre 16°C e 18°C no Vale do Itajaí e litoral. À tarde, as máximas devem chegar aos 27°C no Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25)

As condições meteorológicas da terça-feira (25) são muito semelhantes às condições dos dias anteriores, com um sistema de alta pressão mantendo o tempo firme no Grande Oeste e planaltos e a combinação de calor e umidade favorecendo pancadas de chuva com trovoadas no litoral e Vale do Itajaí. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos passam a soprar do quadrante norte no Grande Oeste,  mas se mantém de leste no litoral e áreas próximas. As temperaturas máximas se elevam em relação aos dias anteriores, sendo que em praticamente todo o Grande Oeste, litoral, Vale do Itajaí e Litoral Norte variam entre 26°C e 29°C.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 A partir do final da noite da quarta-feira (26), instabilidades associadas a formação de uma frente fria mudam as condições de tempo em Santa Catarina, trazendo temporais e chuva a partir do Extremo Oeste e se propagando para as demais regiões ao longo da quinta-feira (27).

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/10)

Os ventos sopram de sudoeste/sul no Grande Oeste e planaltos e de quadrante leste no litoral e Vale do Itajaí, com intensidade fraca a moderada (até 45 km/h).

Ondas com direção leste em todo litoral catarinense, com altura entre 1,0 m e 1,5 m.