PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (24)

O sábado (24) será de predomínio do sol ao longo do dia em grande parte de Santa Catarina. Entre o Planalto e Litoral Norte e no Vale do Itajaí há maior variação de nebulosidade, com chance de pancadas de chuva e temporais isolados no final da tarde. O risco é baixo para ocorrências associadas. Ventos soprando de nordeste no estado com fraca a moderada intensidade, e com rajadas que podem passar dos 60 km/h em cidades do Litoral Sul. As temperaturas ficam amenas no amanhecer, principalmente na Serra e no Meio-Oeste, onde variam entre 10°C e 14°C. Durante a tarde, as temperaturas podem chegar aos 32°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, 26°C na região da Grande Florianópolis e variam entre 22°C e 25°C nas demais áreas do estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (25)

O domingo de Natal (25) começa com predomínio do sol e temperaturas em elevação ao longo do dia em toda Santa Catarina. A partir da tarde e ao longo da noite, o calor combinado a aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões do estado, mas que ocorrem de maneira eventual. O risco para ocorrências associadas a estes temporais é baixo. O vento sopra de norte/nordeste ao longo do dia com rajadas entre 50 km/h e 60 km/h no Litoral. No final do dia passa a soprar de sudeste no Grande Oeste. O dia amanhece com temperaturas entre 13°C e 15°C nos Planaltos e Meio-Oeste e entre 16°C e 20°C nas demais regiões. As máximas ficam acima dos 24°C em todas as regiões do estado, chegando aos 33°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26)

Na segunda-feira (26), a frente fria que avança pelo estado provoca mudanças nas condições do tempo. No Grande Oeste o dia já amanhece com predomínio da nebulosidade e com pancadas de chuva desde as primeiras horas do dia. Entre os Planaltos, Vale do Itajaí e o Litoral o sol ainda aparece pela manhã mas, a partir da tarde e ao longo da noite, há condição para temporais com chuva pontualmente intensa, principalmente ao longo do Litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí. O risco para ocorrências associadas aos temporais, como rajadas de vento, e a chuva intensa, como alagamentos, é moderado a alto. Ventos soprando com direção sudeste/leste pelo estado e rajadas entre 40 km/h e 50 km/h no litoral. Durante a tarde, as temperaturas máximas chegam aos 34°C no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e 30°C na Grd. Florianópolis.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (27) e quarta-feira (28), a presença de novas instabilidades atmosféricas combinadas a disponibilidade de calor e umidade seguem deixando o tempo com condição para pancadas de chuva e temporais em Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/12)

Ventos soprando de nordeste no estado com fraca a moderada intensidade, e com rajadas que podem passar dos 60 km/h em cidades do Litoral Sul.

Ondas com direção leste/nordeste e altura entre 1,0 e 1,5 m no Litoral Norte e Grd. Florianópolis e picos de até 2,0 m no Litoral Sul.