PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (24/05)

A terça-feira (24) inicia com variação de nuvens e chance de nevoeiro no norte do estado (muito por conta da disponibilidade de umidade), mas que dissipa rapidamente ainda pela manhã. Nas demais regiões de Santa Catarina o dia deve ser típico de outono, com o sol predominando desde o amanhecer e a amplitude térmica se tornando o destaque do dia. As mínimas variam entre 6°C e 10°C entre os Planaltos, Meio-Oeste  e Grande Florianópolis Serrana e entre 11°C e 16°C nas demais regiões. Ao longo da tarde as temperaturas chegam aos 28°C no Grande Oeste, 27°C no Litoral Sul e oscilam entre 19°C e 25°C nas demais áreas do estado.  Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (25/05)

A quarta-feira (25) segue com atuação de uma massa de ar seco que mantém o tempo estável e com predomínio do sol em todas as regiões de Santa Catarina. Com o afastamento do sistema de alta pressão para alto mar, as temperaturas seguem em gradativa elevação no estado. A amplitude térmica deve marcar novamente o dia, com mínimas entre 7°C e 10°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e oscilando entre 11°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde a sensação chega a ser de calor, com as máximas chegando aos 30°C no Litoral Sul e Extremo Oeste, 25°C e oscilando entre 21°C e 28 °C nas demais áreas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (26/05)

Na quinta-feira (26), a aproximação de uma frente fria favorece o aumento de nebulosidade ainda pela manhã a partir de áreas do Grande Oeste de SC. Nestas áreas, as temperaturas variam entre 15°C pela manhã e 24°C a tarde.  Já no centro-leste o sol predomina na maior parte do dia e, por isso, as temperaturas ficam mais elevadas. Entre o litoral e o Vale do Itajaí as máximas oscilam entre 24°C e 28°C. Por conta da aproximação desta frente fria, há chance de pancadas isoladas de chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas sem riscos para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a noite de sexta-feira (27) e sábado (28) o avanço de uma nova frente fria por Santa Catarina provoca pancadas de chuva em todas as regiões. Por conta do céu mais encoberto, as temperaturas ficam amenas, sobretudo no sábado, quando as máximas não passam dos 20°C em todo o estado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/05)

Terça-feira (24) com ventos soprando de norte/nordeste em todo o estado com fraca intensidade e rajadas pontuais de até 40 km/h. Não há riscos para ocorrências associadas.

Ondas com direção leste e altura oscilando entre 1,0 m e 1,5 m no Litoral Sul e entre 0,5 m e 1,0 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Não há riscos para ocorrências associadas a agitação marítima.