PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (24/06)

A sexta-feira (24) segue com tempo instável em SC por conta de uma frente fria sobre o oceano aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica e a passagem de cavados. Assim, o dia fica com muitas nuvens a nublado, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, e chuva intensa em curto intervalo de tempo, principalmente, em localidades do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grd. Fpolis. O risco é moderado a alto para ocorrências para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos) e aos temporais (raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento). À tarde, as temperaturas chegam aos 20°C no Planalto Sul e variam de 20°C a 25°C em boa parte de SC. Ventos com fraca a moderada intensidade em SC, com direção de sudeste/leste girando para nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) em localidades do Grd. Oeste aos Planaltos.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (25/06)
 
No sábado (25) a aproximação e atuação de um sistema de alta pressão favorece deixa o dia nublado a com variação de nuvens e algumas aberturas em que o sol aparece. Ainda, este sistema favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao leste de SC, chuva ocasionais dos Planaltos ao litoral. Por conta da semana chuvosa e esta previsão de chuva, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos). Amanhecer com temperaturas mínimas variando de 10°C a 14°C na porção central de SC, perto dos 15°C no Oeste e de 14°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 16°C na Serra, entre 12°C a 15°C no Costão do Litoral Sul a Grd. Fpolis. Serrana, chegam aos 22°C no Planalto Norte e variam de 17°C a 20°C em boa parte de SC. Ventos com fraca a moderada intensidade, de quadrante sul em SC e rajadas ocasionais (de 40 a 60 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.
PREVISÃO PARA DOMINGO (26/06)
 
No domingo (26), o sistema de alta pressão sobre a Argentina e Uruguai se desloca em direção ao mar. Com isso, deixa o dia com sol a algumas nuvens no Grande Oeste, mas, ainda favorece o transporte de umidade em direção a parte do leste de SC, o que deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuvisco a chuva bem isolada, de fraca intensidade dos Planaltos ao litoral. Amanhecer com chance de geada e temperaturas mínimas perto dos 4°C em pontos da Serra. No litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí as mínimas variam de 11°C a 16°C e no restante de SC de 7°C a 13°C. À tarde, as máximas variam de 17°C a 21°C no Grd. Oeste, não passam dos 14°C na Serra e ficam entre 14°C a 18°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade e direção de sul/sudeste em SC. Não há risco de ocorrências meteorológicas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Na segunda-feira (27) e terça-feira (28) segue a atuação de uma alta pressão no mar, que deixa o dia com sol e algumas nuvens em SC. Há chance de chuviscos isolados no extremos dos dias no litoral e áreas próximas. No final da noite de terça, a formação de uma nova frente fria entre o RS e Uruguai deve voltar a instabilizar o tempo e favorecer o retorno da chuva em SC na quarta-feira (29).
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/06)
 

Sexta-feira (24) com ventos de fraca a moderada intensidade em SC, com direção de sudeste/leste girando para nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste do estado. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h) em localidades do Grd. Oeste aos Planaltos.

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

image.png