PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (24/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24)

Nesta segunda-feira (24), uma área de alta pressão atmosférica mantém o dia ensolarado entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul. Já nas regiões litorâneas, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a combinação entre o calor e a umidade vinda do oceano favorece o aumento de nuvens ao longo do dia, que podem evoluir para pancadas de chuva e temporais isolados (com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo) a partir da tarde. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado nestas regiões. As temperaturas no período da tarde variam entre 20°C e 22°C no Planalto Sul e de 23°C a 26°C nas demais regiões catarinenses, podendo chegar aos 28°C no Alto Vale do Itajaí.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25)

A terça-feira (25) será marcada pelo tempo firme em todo o estado, favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Do Extremo Oeste ao Planalto Sul, o dia deve ficar ensolarado, enquanto que no litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a umidade vinda do mar favorece a formação de algumas nuvens. Os ventos sopram do quadrante leste dos planaltos ao litoral e do quadrante norte no Grande Oeste, com intensidade fraca. Estes ventos de norte provocam um aumento das temperaturas entre o Extremo e o Meio-Oeste, com as máximas ficando entre 26°C e 28°C nestas regiões, podendo pontualmente superar estes valores. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (26)

A quarta-feira (26) inicia com tempo firme em Santa Catarina, com presença de sol e poucas nuvens. Entretanto, a partir da tarde, o aprofundamento de uma área de baixa pressão no Paraguai e a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e a Argentina fornecem condições para a ocorrência de temporais com rajadas de vento, raios e queda de granizo no Grande Oeste catarinense, iniciando no Extremo Oeste e se propagando em direção ao centro do estado no decorrer do período. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado nestas áreas. Os ventos sopram de norte em todo o estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas máximas podem chegar aos 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (27), a formação e atuação de uma frente fria associada ao ciclone provoca chuvas e temporais em todo o estado. Na sexta (28), a entrada de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo do Extremo Oeste aos planaltos, mas provoca circulação marítima no litoral, o que favorece a nebulosidade e a ocorrência de chuviscos nestas áreas.  

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/10)

Os ventos sopram do quadrante sul no Grande Oeste e do quadrante leste no litoral, Vale do Itajaí e planaltos, com intensidade fraca.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense, com altura entre 1,0 m e 1,5 m.