PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25)

Uma massa de ar frio e seco (alta pressão), de origem polar, favorece a ocorrência de geada na porção oeste e Planaltos. No decorrer do dia com predomínio de céu aberto a poucas nuvens no estado. A umidade, no período da tarde, deve ser baixa (menor que 30%) em localidades da porção oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). À tarde, mesmo com a presença do sol, a sensação é de frio, com as temperaturas máximas variando de 20°C a 23°C no litoral, Vale, Extremo Oeste, 17°C a 21°C no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e não passando dos 17°C no Planalto Sul. A partir da noite as temperaturas voltam a cair significativamente. Ventos de oeste a norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 40 km/h.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (26)

A massa de ar frio e seco (alta pressão), de origem polar, começa a se afastar do estado, mas ainda deixa o dia com sol e algumas nuvens.O dia começa com chance de geada entre os Planaltos, porção oeste e chance de nevoeiros isolados. As temperaturas mínimas seguem baixas (menores que 10°C) em grande parte do estado. Há chance de registros negativos nos Planaltos, Meio Oeste. À tarde, apesar da presença do sol, as máximas ficam amenas, até 19°C no Planalto Sul e variam de 19°C a 23°C nas demais regiões, o que mantém a sensação de frio. À tarde, a umidade deve ser baixa (menor que 30%) em localidades da porção oeste, Planaltos, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos variando de quadrante oeste a norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (27)

Uma alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens no estado. A partir do final da noite, a nebulosidade deve aumentar sobre o Oeste devido às áreas de instabilidade que se desenvolvem na Argentina. O dia começa com chance de geada no Planalto Sul e nevoeiros isolados. As temperaturas são amenas (12°C) na faixa litorânea e baixas (menores que 10°C) em boa parte do estado. Ainda há chance de registros negativos nos Planaltos e Meio Oeste. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Norte, Extremo Oeste, 21°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos oscilando entre os quadrantes norte, oeste e sudoeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, de 45 km/h. O mar deve voltar a ficar agitado no Litoral Sul, com ondas de sudoeste/sul, altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de 2,5 m) e chance de ressaca. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na sexta-feira (28) áreas de instabilidade favorecem o aumento das nuvens e pancadas de chuvas isoladas, começando pela manhã na porção oeste e se espalhando pelas demais áreas entre a tarde e noite. No sábado (29) a passagem de uma frente fria mantém a condição de pancadas de chuvas em todo estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (26) com ventos de oeste a norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, em torno de 40 km/h.

Ondas com direção sudoeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de 2,5 m) no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e 1,0 m nas demais áreas litorâneas. Ainda há chance de ressaca pela manhã no Litoral Sul, mas no decorrer do dia as ondas diminuem de altura.