PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (25/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (25/08)

Nesta quarta-feira (25) Santa Catarina fica sob uma condição pré frontal entre a manhã e tarde. Assim, o dia é com de variação de nebulosidade e calor no período da tarde, com temperatura ficando próxima ou acima dos 30°C no estado. A partir da tarde, o calor associado ao avanço de uma frente fria pelo RS favorecem condições para temporais isolados em Santa Catarina, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco moderado para ocorrências associadas a temporais entre o oeste, Planalto e Litoral Sul. Ventos soprando com moderada intensidade e rajadas entre 50 e 75 km/h entre a porção oeste, Planaltos e Litoral Sul, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (26/08)

Ao longo da quinta-feira (26), o deslocamento de uma frente fria provoca pancadas de chuva com temporais isolados pelo estado. Ainda no início do dia, os temporais já ocorrem da porção oeste ao Litoral Sul, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais. Ao longo do dia a chuva avança para as demais regiões do estado e, por conta da maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam amenas, não passando dos 20°C entre o oeste e Planaltos. Ventos virando do quadrante norte para sul no decorrer do dia, com rajadas entre 50 e 70 km/h na costa do estado, com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (27/08)

Na sexta-feira (27) a rápida passagem de um ar mais frio faz com que o dia amanheça com temperaturas baixas – próximas ou abaixo dos 10°C – entre a metade oeste, Planaltos, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grd. Fpolis Serrana (nos pontos mais elevados do Planalto Sul ficam abaixo dos 5°C). Até o final do dia o vento passa a soprar de leste entre os planaltos e o litoral, por isso, o tempo fica mais encoberto e as temperaturas máximas não passando dos 21°C (com chance de chuva isolada entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte) e variando de 22°C a 25°C na metade oeste.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No final de semana a circulação marítima favorece o deslocamento de umidade do oceano para a costa de Santa Catarina, mantendo o tempo nublado e com chuva nestas áreas. Gradualmente, a temperatura volta a subir e se aproxima dos 30°C na tarde de domingo (29) no Extremo Oeste catarinense.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (24/08)

Quarta-feira (25) com ventos de norte/noroeste e rajadas entre 50 e 75 km/h na porção oeste e Planaltos, com um risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sudeste com altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.