PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/01) – 05:00

  PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (26)

A terça-feira (26) começa com nebulosidade variável em Santa Catarina, o que favorece o aquecimento ao longo do dia. O calor e a umidade contribuem para a ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões catarinenses entre a tarde e a noite. Não é descartada a chance de temporais isolados e de chuva de moderada a forte intensidade em curto espaço de tempo. Assim, há um risco moderado para temporais em SC e risco muito alto de deslizamentos entre a Grd. Florianópolis, Vale e Litoral Norte, principalmente. O dia começa com temperatura na casa dos 13°C no Planalto Sul e entre 18°C a 24°C nas demais regiões. A tarde, as máximas podem chegar aos 33°C no Litoral Sul. Ventos do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) em áreas da Grd. Florianópolis e Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27)

A quarta-feira (27) começa com nebulosidade variável em SC. Porém, ao longo do dia, prevalece uma condição pré-frontal que, combinada com o calor e umidade, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados da porção oeste ao Litoral Sul já no inicio da tarde. Entre a tarde e a noite a instabilidade se espalha para as demais regiões. O risco é moderado para temporais entre o Extremo Oeste e Litoral Sul e risco alto para alagamentos e deslizamentos, entre a Grande Florianópolis, Vale, Planalto Norte e Litoral Norte. O dia começa com temperaturas mínimas na casa dos 17°C do Planalto Sul ao Planalto Norte. A tarde, as máximas ficam entre 31°C e 37°C regiões litorâneas e Vale. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h), principalmente nas áreas de divisa de SC com RS.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28)

A quinta-feira (28) é marcada pela passagem de uma frente fria pelo litoral de Santa Catarina. Combinada com ventos quentes e úmidos provenientes da Amazônia, o dia deve ser de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, já pela manhã, em áreas do oeste e se espalha para as demais regiões ao longo do dia. Assim, permanece o risco alto de alagamentos e deslizamentos entre a Grande Florianópolis, Vale, Litoral Norte e Planalto Norte e moderado nas demais regiões. As temperaturas mínimas ficam em torno de 16°C no Planalto Sul. A máxima, ao longo do dia, chega aos 32°C entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Os próximos dias prometem ser bastante abafados, principalmente  entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No sábado, devem ficar na casa dos 35°C. O calor e a umidade continuam favorecendo a ocorrência de chuvas e temporais isolados entre a tarde e a noite.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (26) com ventos do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h) em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Ondas com altura de 1,0 m a 1,5 m em todo litoral. No Litoral Sul podem chegar aos 2,0 m.