PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (26/05)

Nesta quinta-feira (26), uma frente fria oceânica que atua sobre o RS favorece o aumento da nebulosidade nas áreas de divisa e pode provocar pancadas de chuva do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. O dia amanhece com temperaturas abaixo dos 10°C nos planaltos catarinenses, de 11°C a 15°C na porção oeste e de 15°C a 18°C nas áreas litorâneas. À tarde, por conta da maior nebulosidade, as máximas ficam entre 17°C e 21°C nas áreas de divisa com o RS. No Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, chegam aos 26°C e nas demais regiões catarinenses oscilam entre 21°C e 24°C. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado ao longo do dia, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (27/05)

Na sexta-feira (27), a formação e avanço de uma nova frente fria deixa o tempo instável nas áreas de divisa com o RS, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas demais áreas, é esperado aumento de nebulosidade conforme a frente fria se aproxima. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de norte/noroeste em SC, com intensidade fraca a moderada. Amanhecer com temperaturas abaixo dos 10°C nos planaltos, mínimas de 16°C a 18°C nos litorais e de 12°C a 14°C nas demais regiões. As temperaturas no período da tarde ficam entre 20°C e 25°C em grande parte do estado, exceto no Litoral Sul e Vale do Itajaí, onde as máximas variam de 26°C a 29°C.

PREVISÃO PARA SÁBADO (28/05)

 

A frente fria segue avançando por Santa Catarina no sábado (28) e provoca pancadas de chuva com trovoadas nas regiões de divisa com o Paraná e no Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. No sul do estado e Grande Florianópolis, o dia permanece nublado. Os ventos seguem soprando de norte/noroeste, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas ao amanhecer variam de 11°C a 15°C na maior parte de SC. Apenas nas áreas litorâneas as mínimas ficam entre 16°C e 18°C. No período da tarde, as temperaturas máximas variam de 16°C a 19°C nas áreas mais elevadas do estado e oscilam entre 20°C e 24 °C nas demais regiões, podendo chegar aos 27°C no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (29) e segunda-feira (30), uma nova frente fria se forma e avança por SC, provocando chuva e deixando o tempo encoberto em todas as regiões catarinenses.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/05)

Os ventos sopram sem direção preferencial em SC e com intensidade fraca nesta quinta-feira (26).

Ondas de leste no Litoral Norte, com altura de até 1m. No Litoral Sul e Grande Florianópolis, ondas de nordeste com altura de 1 m a 1,5 m.