PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (26/08)

O deslocamento de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas com trovoadas pelo estado. Não se descarta a chance de temporais (chuva localmente de forte intensidade, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) de forma isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. A partir do final da tarde, a tendência é de gradual melhora nas condições de tempo na porção oeste. Por conta da maior presença das nuvens, as temperaturas máximas não sobem tanto em boa parte do estado. No Planalto Sul, chegam aos 15°C, na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Fpolis, Litoral Sul variam de 16°C a 24°C. Já no Baixo/Médio Vale e Litoral Norte variam de 25°C a 30°C. Ventos de quadrante sul de moderada intensidade no estado, com rajadas de 50 a 80 km/h dos Planaltos ao litoral, com um risco moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. Ondas de leste passando para sul e altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos podendo chegar aos 3,0 m) no litoral catarinense. Há chance de ressaca no Litoral Sul e Grd. Florianópolis Litorânea, com risco é moderado para ocorrências associadas a agitação marítima.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (27/08)

O afastamento da frente fria combinado com a umidade vinda do oceano (devido a atuação de uma massa de ar frio que se desloca pela região Sul em direção ao oceano) deixa o dia com muitas nuvens e chuva isolada no litoral, Vale do Itajaí e norte do estado, com maiores chances nesta última área e que podem vir acompanhadas de trovoadas. Demais regiões com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol aparece. Amanhecer com temperaturas mínimas de 7°C a 12°C na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul, Alto Vale, 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 18°C a 24°C na porção oeste, não passam dos 20°C no Litoral Sul. Nas demais regiões, por conta da presença das nuvens, as temperaturas pouco variam durante o dia e a máxima não passa dos 18°C. Ventos de quadrante sul passando para leste, com fraca a moderada intensidade, no estado.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (28/08)

A massa de ar frio (alta pressão) sobre o oceano favorece o transporte de umidade em direção ao litoral e áreas próximas, deixando o dia com muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Na porção oeste, áreas de instabilidade favorecem o aumento das nuvens e há chance de pancadas de chuvas isoladas com trovoadas a partir do final da tarde. Amanhecer com temperaturas mínimas abaixo dos 9°C no Planalto Sul, dos 16°C no litoral, Baixo/Médio Vale e variam de 11°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, por conta da maior presença da nebulosidade, as máximas não passam dos 20°C no litoral, Vale, de 15°C nos Planaltos. Já na porção oeste variam de 20°C a 27°C, sendo as mais altas esperadas para o Extremo Oeste. Ventos de leste na faixa leste e de leste a nordeste no restante do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (29) e segunda-feira (30) a circulação marítima favorece maior presença de nuvens no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas com chuva isolada. No decorrer da segunda-feira a condição do tempo melhora. Na porção oeste, no domingo, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, enquanto que a segunda-feira fica com sol e poucas nuvens. As temperaturas máximas chegam perto dos 30°C no Oeste, enquanto que dos Planaltos ao litoral variam de 17°C a 22°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/08)

Quinta-feira (26) com ventos de quadrante sul de moderada intensidade no estado, com rajadas de 50 a 80 km/h dos Planaltos ao litoral, com um risco moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas de leste passando para sul e altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos podendo chegar aos 3,0 m) no litoral catarinense. Há chance de ressaca no Litoral Sul e Grd. Florianópolis Litorânea, com risco é moderado para ocorrências associadas a agitação marítima.