PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (26)

Manhã de quarta-feira (26) com sol e poucas nuvens em SC. Porém, no decorrer da tarde a nebulosidade aumenta, devido a formação de uma frente fria no RS, cuja instabilidade ainda é reforçada pelo aquecimento diurno e pelo fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica. A partir do final da tarde e principalmente no decorrer da noite, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados (com raios, rajadas de vento e granizo) do Extremo Oeste ao Litoral Sul, nas áreas de divisa com o RS. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, variam de 27 a 32°C no Oeste e Litoral Sul e entre 26 a 28°C nas demais regiões. Vento de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada (de 15 a 25km/h) e com rajadas ganhando força no Oeste e Litoral, onde variam em torno de 50km/h, superando este valor no mar. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (27)

Na quinta-feira (27) a frente fria se desloca por SC, mantendo o tempo instável com condições para pancadas de chuva e temporais isolados (com raios, rajadas de vento e granizo) no estado, começando pelas áreas de divisa com o RS na  madrugada e se estendendo para as demais regiões entre a manhã e tarde. Amanhecer com temperaturas mínimas de 11 a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 16 a 19°C nas demais regiões. À tarde, com a cobertura de nuvens, as máximas variam de 19 a 25°C na maioria das regiões, ficando mais altas no Litoral, onde se aproximam dos 30°C. Vento de nordeste a noroeste fraco a moderado (de 15 a 25km/h) e com rajadas em torno de 50km/h entre os Planaltos e o Litoral, com virada rápida para sul no final do dia com fraca intensidade. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (28)

Na sexta-feira (28) a frente fria se afasta de SC e o sol aparece em meio a nuvens em todas as regiões, favorecendo a elevação das temperaturas, que combinada ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, volta a formar áreas de instabilidade que provocam pancadas isoladas de chuva, com chance de temporais bem isolados (com raios, rajadas de vento e granizo) entre a tarde e o início da noite em todas as regiões. No amanhecer temperaturas mínimas de 10 a 14°C nos Planaltos, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 15 a 17°C nas demais regiões. À tarde faz calor, com máximas próximas a 30°C em boa parte do estado e chegando aos 26°C nos Planaltos. O vento volta a predominar do quadrante norte/nordeste com intensidade fraca a moderada (15 e 25km/h) e com rajadas mais intensas no Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (29), novamente o calor combinado ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, voltam a provocar pancadas isoladas de chuva, com chance de temporais bem isolados entre a tarde e o início da noite em todas as regiões. No domingo (30), o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, associada a um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai, deixa o tempo instável em toda SC, com condições para chuva e temporais, que começam pelo Extremo Oeste no início da manhã e se estendem para as demais regiões do estado no decorrer do dia. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/10)

Quarta-feira (26) com vento predominando de nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada (de 15 a 25km/h) e com rajadas ganhando força no decorrer do dia, variando em torno de 50km/h. No mar as rajadas são ainda mais intensas. 

 

Mar com agitação localizada entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, devido ao vento nordeste. Ondulação virando de sudeste para leste, com altura de 1,0 a 1,5m da Grande Florianópolis para o sul, com picos próximos a 2,0m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas ondulação entre 0,5 e 1,0m.