PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (27/01)

Uma frente fria avança pelo estado na quinta-feira, associada a sistemas de baixa pressão, mantendo assim o tempo instável e com condições para chuva, que tende a ocorrer de forma mais intensa e com temporais a partir do final da manhã.  Entre a tarde e a noite, a chuva forte e os temporais se concentram do centro ao norte catarinense com risco para enxurradas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais com chuva intensa em curto espaço de tempo (enxurradas), descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. Temperaturas mais baixas em relação aos dias anteriores, com máximas entre 28 e 33°C na maior parte do estado e entre 22 e 25°C no sul. Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, com rajadas moderadas a fortes, especialmente no Litoral, deixando o mar agitado com risco de ressaca. 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (28/01)

Na sexta-feira (28), a frente fria se afasta para o mar, mas um ciclone entre o Litoral de SC e de SP, mantém o tempo instável com chuva persistente no Litoral Norte. No restante do Litoral e áreas próximas, variação de nuvens e chuva ocasional. A partir da tarde a condição para pancadas rápidas de chuva se estende também para o interior do estado. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, como alagamentos e deslizamentos. As temperaturas declinam significativamente no estado, com máximas não passando de 25°C. Vento de sul a sudeste, com fraca intensidade e com rajadas moderadas no Litoral. O mar continua agitado no Litoral, ainda com risco de ressaca. 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (29/01)

No sábado (29), uma massa de ar seco deixa o tempo estável do Oeste ao Planalto Sul. Nas demais regiões o deslocamento de umidade do mar para o continente mantém a presença e variação de nuvens, com condições para chuva por alguns momentos. O dia começa com temperatura mais baixa, com mínimas abaixo de 10°C na Serra. À tarde, com o ar seco e a presença de sol, as máximas oscilam próximas a 30°C no Oeste, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões máximas entre 19 e 24°C. Vento virando de sudeste para nordeste, com fraca intensidade. O risco é  baixo para ocorrências associadas à chuva persistente no Litoral, em especial no Norte. 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (30) e na segunda-feira (31), o tempo se mantém instável, com variação de nuvens e chuva ocasional de Florianópolis ao Litoral Norte, devido a circulação marítima (deslocamento de umidade do mar para o continente). Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens. A temperatura volta a se elevar gradativamente, se aproximando dos 30°C nas tardes em todas as regiões e superando este valor no Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/01)

Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, com rajadas moderadas a fortes (em torno de 60km/h), especialmente no Litoral. 

 

A agitação marítima aumenta no decorrer do dia, com ondas de leste virando para sul e atingindo picos de 2,5m a 3,0m no final do período em todo Litoral catarinense, com risco de ressaca.