PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (27)

Na quinta-feira (27) a frente fria, que chegou ao estado na noite anterior, se posiciona no mar, mas ainda mantém a presença e variação de nuvens em SC, bem como a condição de pancadas isoladas de chuva e trovoadas para todas as regiões, principalmente entre o final da manhã e a tarde, ainda com chance de temporais bem isolados, com rajadas fortes de vento, raios e granizo. As temperaturas ficam mais altas no Litoral onde as máximas, à tarde, se aproximam dos 30°C. Nas demais regiões, com a maior cobertura de nuvens, as máximas variam de 19 a 25°C.  Vento de nordeste a noroeste fraco a moderado (de 15 a 25km/h), com virada rápida para sul no final do dia, com rajadas em torno de 50km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (28)

Na sexta-feira (28), o sol aparece em meio a nuvens em todas as regiões catarinenses, favorecendo a elevação das temperaturas. Entre a tarde e o início da noite, o calor associado à disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade, que provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas, do centro ao norte do estado, principalmente nas áreas de divisa com o PR. No amanhecer temperaturas mínimas de 9 a 13°C nos Planaltos e Meio Oeste e de 15 a 18°C nas demais regiões. À tarde faz calor, com máximas próximas a 30°C em boa parte do estado e chegando aos 26°C nos Planaltos. O vento passa a predominar do quadrante nordeste/leste no decorrer do dia com intensidade fraca a moderada (15 e 25km/h). O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas. 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (29)

No sábado (29), o fluxo de calor e umidade da região amazônica e  cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera, mantêm o tempo instável em SC e provocam pancadas de chuva e temporais com raios, rajadas de vento e granizo, desde a madrugada do Extremo Oeste ao Planaltos e no Litoral Norte. Nas demais regiões do estado, presença de muitas nuvens e condições para chuva isolada à tarde.  Temperaturas mínimas entre 13 e 15°C nos Planaltos e de 16 a 20°C no restante do estado. As máximas chegam aos 30°C na maior parte do Litoral e no oeste (próximo da divisa com o RS). Nas demais regiões do estado, máximas entre 21 e 25°C. Vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada (de 15 a 25km/h) e com rajadas fortes no Oeste, onde variam entre 50 e 70km/h. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e moderado para ocorrências relacionadas ao vento.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (30) e segunda-feira (31), a formação e avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, associada a um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai, deixa o tempo instável em toda SC, com condições para chuva, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/10)

Na Quinta-feira (27), vento de nordeste a noroeste fraco a moderado (de 15 a 25km/h) com virada rápida para sul no final do dia, com rajadas em torno de 50km/h no Litoral.

 

A agitação marítima diminui no decorrer do dia, à medida que o vento nordeste perde força e vira para a direção sul.  Ondulação de nordeste, com altura de 1,0 a 1,5m na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com picos próximos a 2,0m pela manhã. Nas demais áreas litorâneas ondulação entre 0,5 e 1,0m.