PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (27/11)

O sábado (27) é marcado pelo tempo firme em Santa Catarina. Por influência de um ciclone extratropical no oceano, há maior cobertura de nuvens em grande parte do estado, principalmente no período da manhã. No decorrer do dia, a tendência é que o sol volte a predominar. Por conta do calor, não se descarta a chance de pancadas isoladas de chuva no litoral. Amanhecer com temperaturas entre 10°C e 15°C do Oeste aos Planaltos e entre 16°C e 19°C no Litoral e Vale do Itajaí. Já durante a tarde, as máximas variam entre 26°C e 30°C no Litoral, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Extremo Oeste e entre 22°C e 25°C nas demais regiões. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

PREVISÃO PARA DOMINGO (28/11)

O domingo (28) inicia com sol e poucas nuvens em grande parte do estado. Entretanto,  o tempo muda a partir da tarde no oeste catarinense por conta da formação de um ciclone extratropical. Combinado a presença de calor e umidade, há condições para temporais isolados, com risco moderado para ocorrências. Nas demais regiões, ocorre o aumento de nebulosidade no decorrer do dia. As temperaturas sobem no período da tarde e se aproximam dos 30°C em todas as regiões, com destaque para o Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde chegam aos 32°C. Os ventos sopram com intensidade fraca e sem direção predominante.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29/11)

A segunda-feira (29) inicia com maior cobertura de nuvens e com chance de chuva fraca e isolada em Santa Catarina por influência de uma frente fria.  No decorrer do dia, o tempo volta a estabilizar e o sol a aparecer devido a entrada de um sistema de alta pressão. Os ventos sopram de oeste/sudoeste com rajadas de até 50 km/h. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas são altas durante a tarde e podem passar dos 32°C no Litoral Norte e Sul do estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 26°C e 30°C, com exceção do Planalto Sul e Meio Oeste, que ficam próximas dos 23°C.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Por influência de um sistema de alta pressão, a terça (30) e quarta-feira (01) devem ser marcadas pelo tempo firme em grande parte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/11)

Sábado (27) com ventos de sudoeste/sul e rajadas de até 50 km/h. 

Mar muito agitado, com ondas com direção sudeste/sul e altura de  2,0 m a 3,0 m no litoral catarinense .Há chance de ressaca. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.