PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28)

Nesta quarta-feira (28), a massa de ar frio e seco associada a uma alta pressão que provocou diminuição das temperaturas permanece atuando sobre Santa Catarina, deixando o dia com predomínio de sol na metade oeste e poucas nuvens na metade leste. Assim, os próximos dias serão marcados pela grande amplitude térmica. O fluxo de umidade do oceano para o continente aumenta durante o dia e, entre o final da tarde e a noite, há chance de chuva fraca e isolada na faixa litorânea. O risco é baixo para ocorrências associadas à eventos meteorológicos. O dia começa frio entre planaltos e oeste. No Planalto Sul, a temperatura mínima de 1°C, podendo ser mais baixas em alguns pontos. Entre o Meio Oeste e Oeste variam de 4°C a 9°C e entre 10°C e 17°C nas demais regiões. Os ventos são de quadrante sul/sudeste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29)

Na quinta-feira (29), a massa de ar frio começa a perder intensidade e se deslocar em direção ao oceano. Apesar disso, o tempo permanece seco e com predomínio de sol na porção oeste, Planaltos, Alto Vale. Na faixa litorânea, por conta da umidade vinda do oceano, o dia é de variação da nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada. O risco é baixo para ocorrências associadas à eventos meteorológicos. O dia ainda começa com temperatura baixa entre os planaltos, Alto Vale do Itajaí e oeste, variando de 3°C a 10°C. Nas demais regiões variam de 11°C a 17°C. Ventos variando do quadrante sul a leste no decorrer do dia com fraca intensidade e eventuais rajadas de vento de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

O mês termina com tempo seco em todo o estado de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (30), o sistema de alta pressão que provocou diminuição das temperaturas nos últimos dias se afasta para o oceano. Contudo, o dia ainda é de predomínio de sol e poucas nuvens no estado. O deslocamento de umidade se intensifica na faixa litorânea, provocando o aumento de nebulosidade durante o dia e há chance de chuva isolada em alguns pontos entre a manhã e a tarde. O risco é baixo para ocorrências associadas à eventos meteorológicos. As temperaturas seguem baixas ao amanhecer, mas já com tendência de elevação. Mínimas variando de 2°C a 9°C no Planalto Sul, Alto Vale e Meio Oeste e Grd. Florianópolis serrana. Há chance de geada isolada no Planalto Sul. Variam de 9°C a 14°C no Oeste e Extremo Oeste e de 12°C a 18°C nas demais regiões.   À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Oeste e variam de 20°C a 25°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

No final de semana volta a condição para pancadas de chuva, especialmente no domingo (02). Instabilidades associadas a áreas de baixa pressão favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas entre a tarde e noite, sobretudo na região central de Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (28) com ventos de quadrante sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de vento pontuais de até 45km/h.

Ondas com direção sul/sudeste e altura de 1,5 m a 2,0 m, com picos de 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.