PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (28/05)

No sábado (28), o deslocamento de uma frente fria por SC deixa o dia com muitas nuvens a nublado, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente, em localidades do Grande Oeste, Planaltos, Litoral Sul. Da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, dia com variação de nuvens (intercalando com momentos em que o sol aparece) e chance de chuva isolada. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, temporais. À tarde, as temperaturas máximas sobem mais no Litoral Norte, onde o sol aparece mais, e chegam aos 26°C. Nas demais áreas, onde as nuvens estão mais presentes, chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 18°C a 24°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção variável. Rajadas de ventos ocasionais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (29/05)

No domingo (29) a formação e atuação de uma nova frente fria em SC segue deixando o tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, no estado. A chuva deve iniciar em áreas do Extremo Oeste ao Litoral Sul entre a manhã e início da tarde e que se espalham para as demais regiões entre a tarde e noite. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, temporais. Amanhecer com temperaturas mínimas entre 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, de 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Litoral Norte, 27°C no Baixo/Médio Vale, 17°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 24°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, principalmente, em localidades do Grande Oeste ao Planalto Sul, com moderada intensidade.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (30/05)

Na segunda-feira (30) o deslocamento e atuação da frente fria por SC aliado ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica, mantém o tempo instável no estado, com pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais isolados). Não se descarta a chance de a chuva ser intensa por alguns momentos em localidades do norte de SC e no Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C na Serra, variam de 12°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Grd. Fpolis. Serrana, Alto Vale, perto dos 16°C no Litoral Sul e de 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não sobem tanto e não passam dos 17°C no Planalto e Litoral Sul, variam de 16°C a 20°C no restante de SC. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade, principalmente nas áreas litorâneas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (31) e quarta-feira (01) o tempo segue instável em SC. Com a manutenção do suporte do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica combinado a formação de áreas de baixa pressão, os dias serão com muitas nuvens, pancadas de chuva (que podem ser intensas em alguns momentos) e temporais bem isolados.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/05)

Sábado (28) com ventos de fraca a moderada intensidade, com direção variável. Rajadas de ventos ocasionais.

Ondas com direção leste a sudeste e altura de 1,0 m em todo litoral catarinense. No Litoral Sul, Grd. Florianópolis os picos de ondas podem chegar aos 1,5 m.