PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (28/06)

Deslocamento de uma frente fria favorece pancadas de chuvas, que pontualmente podem ser de moderada a forte intensidade. Entre o final da manhã e noite há chance de precipitação invernal (chuva congelada, neve) em localidades dos Planaltos, Meio Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos altos acumulados de chuva, como alagamentos e deslizamentos pontuais. Ao longo do dia, a massa de ar frio, de origem polar, melhora as condições de tempo na porção oeste. As temperaturas ficam baixas, não variam muito e não passa dos 5°C no Planalto Sul, 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e variam de 11°C a 16°C nas demais áreas. A partir da noite as temperaturas sofrem um declínio acentuado, o que favorece a sensação de frio intenso em boa parte do estado. O risco é alto para ocorrências relacionadas com as baixas temperaturas. Vento de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, da ordem de 50 km/h, em áreas do leste do estado. O mar deve permanecer agitado em todo o litoral, com ondas de sudoeste/sul, altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (29/06)

Uma massa de ar frio, de origem polar, deixa o dia com sol a poucas nuvens e sensação de frio intenso em todo estado. O dia começa com geada ampla em boa parte do estado (exceto localidades do litoral). Amanhecer de temperaturas baixas, com mínimas de -4°C a 2°C (pontualmente podendo ser ainda menores) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, 2°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não passam dos 4°C no Planalto Sul, variam de 3°C a 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, 10°C a 15°C nas demais áreas. O risco é alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas. Ventos de sudoeste a oeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h. O mar segue agitado, com ondas de sudoeste. Altura de 2,5m a 3,0 m (com picos de 3,5 m) no Litoral Sul, de 2,0 m a 2,5 m na Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (30/06)

Uma massa de ar frio, de origem polar, segue atuando, deixando o dia com sol a poucas nuvens e sensação de frio intenso em todo estado. O dia começa com geada ampla em boa parte do estado (exceto localidades do litoral). Amanhecer de temperaturas baixas, com mínimas de -3°C a 2°C (pontualmente podendo ser ainda menores) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, 2°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas voltam a subir gradualmente, mas não passam dos 10°C no Planalto Sul, variam de 10°C a 14°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e não passam dos 16°C nas demais regiões. O risco é alto para ocorrências relacionadas com as baixas temperaturas. Ventos de sudoeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h. O mar segue agitado, com ondas de sudoeste. Altura de 2,0m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (01) e sexta-feira (02) a massa de ar frio começa a perder força e desloca-se em direção ao mar, mas ainda deixa os dias com predomínio de sol a poucas nuvens. As temperaturas mínimas seguem baixas no amanhecer em boa parte do estado, variando de -1°C a 4°C na porção oeste, Planaltos. As máximas, gradualmente, voltam a subir no estado, chegando aos 17°C no Planalto Sul e variando de 18°C a 22°C em boa parte do estado na sexta.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (28) com ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, da ordem de 50 km/h, em áreas do leste do estado.