PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28)

Na quarta-feira (28) a formação e atuação de uma frente fria favorece pancadas de chuva com temporais isolados e chuva intensa em curto intervalo de tempo, principalmente, do Meio Oeste ao litoral catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos e enxurradas). A partir da noite, um sistema de alta pressão começa a atuar, pelo Oeste de SC, e favorece a estabilização do tempo. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 24°C no Planalto Sul e variam de 26 a 31°C nas demais regiões. Ventos de leste/nordeste passando para de quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, principalmente, no litoral e áreas próximas variando de 40 a 65 km/h, com um risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (29)

Na quinta-feira (29) um sistema de alta pressão se estabelece entre SC, RS e o oceano Atlântico, o que deixa o dia com sol a algumas nuvens em SC. Mas, em localidades do Litoral Sul e Planalto Sul há chance de chuva isolada entre a tarde e noite. No Litoral Norte há chance de chuva isolada nos extremos do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto de 7°C em pontos da Serra, de 16 a 21°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí e de 11 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, variam de 30 a 34°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí e de 26 a 32°C nas demais áreas. Ventos de sul a sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (de 30 a 50 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (30)

Na sexta-feira (30) o sistema de alta pressão se desloca em direção ao mar, mas ainda deixa o dia com sol a algumas nuvens em SC. Entre a tarde e noite, por conta do calor e disponibilidade de umidade, há chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, entre o Oeste, Planaltos e Alto Vale. Essa chuva deve ser bastante irregular, mal distribuída e de rápida duração. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 10°C em pontos da Serra, de 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 11 a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, 36°C no Extremo Oeste, Oeste e variam de 26 a 33°C nas demais regiões. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, principalmente em cidades do Litoral Sul e Grd. Florianópolis.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (31) com nuvens e chance de pancadas de chuva entre a madrugada e tarde do Meio Oeste ao litoral por conta de instabilidades atmosféricas em diferentes níveis da atmosfera. Domingo (01) de sol a poucas nuvens em SC, mas a partir do final da noite a nebulosidade aumenta e há chance de pancadas de chuva com temporais isolados no Extremo Oeste e Oeste.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/12)

Quarta-feira (28) com ventos de leste/nordeste passando para de quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, principalmente, no litoral e áreas próximas variando de 40 a 65 km/h, com um risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção sudeste/leste passando para sul no decorrer do dia com altura de 1,5 a 2,0 m em todo litoral catarinense.