PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (29/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (29/01)

No sábado (29), o tempo será estável do Oeste ao Planalto Sul, mas a nebulosidade ainda predomina em todo o estado, com breves aberturas de sol. Nas áreas litorâneas e norte do estado, o deslocamento de umidade do mar para o continente mantém condições para chuvas rápidas. O dia começa com temperaturas por volta de 15 a 20°C na maior parte das regiões. No decorrer da tarde, as máximas marcam entre 17 e 22°C, com pontuais mais quentes no Extremo Oeste. Ventos sopram de sudeste a leste, com intensidade fraca. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva, especialmente para deslizamentos, devido aos elevados acumulados observados nos últimos dias.

PREVISÃO PARA DOMINGO (30/01)

No domingo (30), o sol aparece entre poucas nuvens no Oeste do estado. No período da tarde, devido ao aquecimento, não se descarta a ocorrência de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas às condições de tempo nestas áreas. Entre o litoral e Norte do estado, o deslocamento de umidade do mar para o continente mantém nebulosidade, com condições para chuvas fracas e rápidas. As mínimas marcam 13 a 18°C em média em SC, com os menores valores observados no Planalto Sul. As máximas voltam a atingir valores próximos aos 30°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Nas demais áreas marcam de 17 a 24°C. Os ventos sopram de leste a sudeste, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31/01)

Na segunda-feira (31) o tempo se mantém instável, com variação de nuvens e chuvas rápidas nas áreas litorâneas. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens. No decorrer da tarde, devido ao aquecimento no Oeste, há possibilidade de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas às condições de tempo. As temperaturas marcam valores entre 14 e 19 no amanhecer, e sobem rapidamente ao longo do dia com aberturas de sol mais longas. No Oeste e áreas litorâneas, as máximas ultrapassam mais de 30°C.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (01) e quarta-feira (02), às instabilidades voltam a aumentar, indicando uma possibilidade de temporais isolados na tarde destes dias. A temperatura sobe significativamente, ultrapassando 30°C nas tardes em todas as regiões. Durante o amanhecer, temperaturas amenas, próximas aos 20°C. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/01)

Vento de sul/sudeste, no decorrer do dia, com rajadas moderadas especialmente no Litoral. 

A agitação marítima mantém ondas virando para sul e atingindo picos de 2,0m a 2,5m no final do período em todo Litoral catarinense.