PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/03) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30)

O deslocamento do ciclone em alto mar favorece o transporte de umidade do oceano em direção a parte da faixa leste do estado, o que favorece um dia com variação de nuvens (com sol aparecendo a qualquer momento do dia) e chance de chuva fraca, bem isolada no litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, dia com sol e poucas nuvens devido a uma alta pressão. O ciclone ainda favorece ventos com direção sudoeste/sul no estado e rajadas de ventos (de até 75 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis a partir da tarde e nas demais áreas do litoral a partir da noite. Assim, o risco é localmente moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26°C a 29°C no litoral, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, até 17°C no Planalto Sul e entre 21°C a 25°C nas demais regiões. A partir da noite as temperaturas mínimas caem em grande parte do estado, principalmente, nos Planaltos, Meio Oeste (5°C a 10°C).

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (31)

O deslocamento do ciclone em alto mar, na altura do litoral do estado, favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao litoral, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada em localidades do litoral, Baixo Vale. Em grande parte do estado com sol e poucas nuvens por conta de uma alta pressão. O ciclone ainda favorece ventos com direção sudoeste/sul no estado e rajadas de ventos (de até 75 km/h) no litoral, Baixo Vale no decorrer do dia. Assim, o risco é localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno de 5°C, podendo ser ainda menor em algumas localidades), amenas (perto de 19°C) na área litorânea e baixas a amenas (7°C a 13°C) nas demais áreas. Há chance de geada isolada no Planalto Sul, Meio Oeste. À tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, até 19°C no Planalto Sul e variam de 20°C a 25°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01)

O ciclone se afasta do litoral e a atuação de uma alta pressão predomina sobre o estado, o que favorece um dia com sol e poucas nuvens em grande parte do estado. A umidade vinda do oceano favorece o aumento das nuvens e a chance de chuva fraca, isolada em localidades do Litoral Sul, Grd. Florianópolis. À noite, há chance de chuva fraca e bem isolada em localidades do Baixo Vale e Litoral Norte. Ventos de sudoeste/sul com rajadas de moderada intensidade (até 65 km/h) no litoral, Baixo Vale no decorrer do dia. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas (5°C a 10°C) na porção oeste, Planaltos e com chance de geada isolada, amenas nas demais regiões: 11°C a 14°C no Alto Vale, localidades entre o Planalto e Litoral Sul, 15°C a 20°C no litoral. À tarde, as máximas variam de 24°C a 28°C no Litoral Norte, Vale e Grd. Florianópolis, até 21°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (02) e sábado (03) com sol e poucas nuvens no estado. À noite, há chance de chuva fraca e bem isolada em localidades do litoral, Baixo Vale. No amanhecer, as temperaturas seguem baixas a amenas em boa parte do estado e as máximas não devem passar dos 28°C no leste de Santa Catarina.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (30) com ventos de sudoeste/sul no estado e rajadas de ventos (de até 75 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis a partir da tarde e nas demais áreas do litoral a partir da noite.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca em todo litoral catarinense.