PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (30/05) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (30)

Uma área de baixa pressão favorece chuva persistente e volumosa em áreas do Planalto e Litoral Norte. No Vale e Grd. Florianópolis, dia com variação de nuvens (com aberturas em que o sol aparece), chance de chuva isolada. Demais regiões, com aproximação de uma massa de ar frio, com sol e algumas nuvens. Risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos pontuais no norte do estado. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 20°C na porção oeste, 14°C nos pontos mais altos dos Planaltos, Grd. Florianópolis Serrana e não passando dos 18°C nas demais regiões. Ao longo da noite as temperaturas caem mais significativamente na porção oeste e Planalto Sul. Ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, de 45 km/h. Ondas de sudoeste/sul, altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos até 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, com risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Uma massa de ar frio (alta pressão) deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado. Já em localidades do norte o dia fica com variação de nuvens (com momentos de abertura em que o sol aparece). O dia começa com chance de geada isolada na porção oeste, Planalto Sul, temperaturas mínimas baixas (menores que 10°C) da porção oeste ao sul do Litoral Sul e baixas a amenas (10°C a 15°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas seguem amenas no estado, chegando aos 22°C na porção oeste, 16°C no norte do estado, Planalto Sul e não passando dos 20°C nas demais regiões. Ventos de sudeste no centro-leste e de quadrante norte na porção oeste do estado com fraca intensidade. Rajadas de ventos isoladas, até 40 km/h. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01)

Uma alta pressão (massa de ar frio) começa a se deslocar sobre a região Sul em direção ao oceano, mas ainda favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. O dia começa com chance de geada bem isolada no Planalto Sul e nevoeiros isolados. As temperaturas mínimas são baixas (menores que 10°C) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e boa parte do Litoral Sul, baixas a amenas (9°C a 14°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas ainda ficam amenas, mas sobem em boa parte do estado em relação aos dias anteriores. No Extremo Oeste chegam aos 25°C, 18°C no Planalto Sul e aos 24°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com fraca intensidade. Rajadas de ventos isoladas, de 40 km/h. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na quarta-feira (02) áreas de instabilidade, associadas a passagem de uma frente fria oceânica, favorecem chuva de forma isolada na porção oeste e aumento da nebulosidade no centro-leste do estado. Na quinta-feira (03) com atuação de uma nova massa de ar frio, o dia será de sol com poucas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (30) com ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, de 45 km/h.

 

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos podendo chegar a 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca no Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima no Litoral Sul e Grd. Florianópolis.