PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/01) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (31)

Neste domingo (31), uma nova área de baixa pressão já provoca pancadas de chuvas a partir da madrugada na porção oeste e divisa com o RS. No decorrer do dia, o calor e a umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva que, por vezes, podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento, sobretudo na metade leste. Em grande parte da metade leste catarinense, o risco é alto para desastres e moderado nas demais regiões. A tarde deve ser abafada, principalmente entre o litoral e o Planalto Norte (31°C a 35°C) e amenas nas áreas entre o Oeste e Planalto Sul (22°C a 26°C). Os ventos sopram do quadrante norte de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas de até 55 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (01)

Na segunda-feira (01), o sistema de baixa pressão localizado no litoral do RS atuando com o calor e a umidade mantém as condições de tempo instável no Estado. Assim, a previsão é de chuva ao longo do dia principalmente entre a tarde e a noite, podendo ser de moderada a forte intensidade em áreas do centro-norte e leste de SC. Logo, há um risco moderado para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas de 14°C no Planalto Sul e de 18°C a 23°C no litoral e Vale. A tarde o tempo fica abafado entre o litoral e Vale (27°C a 32°C). Os ventos sopram do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 55 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (02)

Uma área de baixa pressão próxima ao litoral do RS favorece o deslocamento de ventos quentes e úmidos, convergindo sobre o estado catarinense. Assim, há previsão de chuva principalmente no período da tarde. Há chance de temporais isolados e de acumulados elevados num curto espaço de tempo. A mínima fica na casa dos 13°C no Planalto Sul, e entre 20 e 23°C em toda a faixa litorânea. A tarde o tempo fica abafado, principalmente entre a Grande Florianópolis , Vale do Itajaí e Litoral Norte, com temperaturas na casa dos 35°C. Os ventos sopram do quadrante norte em SC.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Os próximos dias seguem com tempo instável devido ao aquecimento durante o dia combinado com a umidade elevada, favorecendo pancadas de chuva, principalmente no período entre a tarde e a noite.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

No domingo (31) com ventos do quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos pontuais de até 50 km/h.

Ondas com altura de 1m com picos de até 1,5 m em todo litoral catarinense.