PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (31/03)

A frente fria ainda influencia o tempo em SC, sobretudo no Litoral Norte, Planalto Norte e todo o Vale do Itajaí, onde há condições para chuva ocasional ao longo do dia. Nas demais áreas litorâneas a chuva é intercalada com períodos de melhoria e pequenas aberturas de sol. Do Extremo Oeste ao Planalto Sul a influência da massa de ar seco e frio, que avança na retaguarda da frente fria, deixa o tempo estável com presença de sol entre algumas nuvens.  Com o ar frio que se aproxima de SC, as temperaturas não sobem mantendo a sensação de frio até mesmo no período da tarde, quando as máximas variam entre 16 e 20°C nas áreas de divisa com o RS e não passam dos 17°C do centro ao norte do estado, regiões que permanecem com maior presença de nuvens. O vento sul perde um pouco de força, mas ainda apresenta rajadas moderadas a fortes e persistentes no Litoral, deixando o mar muito agitado com risco de ressaca, de Florianópolis para o sul. 

 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (01/04)

O deslocamento de umidade do mar para o continente e a influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em vários níveis da atmosfera, mantêm a condição para chuva do centro ao norte do estado e favorecem a ocorrência de chuva muito isolada entre a tarde e o início da noite nas demais regiões. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo. As temperaturas permanecem baixas em toda SC, com mínimas no amanhecer ficando abaixo dos 5°C na Serra, onde há condições para formação de geada. Do Extremo Oeste ao Planalto Norte as mínimas variam entre 6 e 9°C e no Litoral entre 10 e 14°C. À tarde as máximas não passam dos 13°C nos Planaltos, se aproximam dos 22°C no Litoral Sul e variam entre 15 e 18°C nas demais regiões. 

 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (02/04)

O ar mais seco predomina em SC, favorecendo um dia de sol na maioria das regiões. Apenas o Litoral e áreas próximas permanecem com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia, devido à circulação marítima (deslocamento de umidade do mar para o continente). O frio diminui no amanhecer, mas as mínimas ainda variam próximas a 10°C na Serra e entre 12 e 15°C nas demais regiões. Com a maior presença do sol, as máximas no período da tarde se aproximam dos 20°C na maioria das regiões, permanecendo apenas os Planaltos com máximas em torno de 15°C.  Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo.

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (03), a formação de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite, principalmente nas áreas de divisa com o RS. Na segunda-feira (04), uma frente fria avança rapidamente pelo Sul do Brasil e, combinada a um sistema de baixa pressão, mantém a instabilidade no tempo, bem como a condição para chuva com trovoadas e risco de temporal, sobretudo no Oeste a partir da manhã. 

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/03)

Vento de sudoeste/sul no Litoral com rajadas moderadas a fortes (próximas a 60km/h), em especial na área oceânica ao longo do dia. 

Mar muito agitado de Florianópolis ao Litoral Sul com ondas entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5 a 3,0m próximos à costa, com risco de ressaca. Nas demais áreas litorâneas ondulação também de sul/sudoeste com picos de 2,0 a 2,5m.