PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (31)

Nesta quarta-feira (31), a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo com sol e variação de nebulosidade durante o dia. A presença de um ciclone em alto mar, na altura do litoral catarinense, desloca umidade em direção ao litoral favorecendo a ocorrência de chuva rápida e isolada a tarde e a noite, sobretudo entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. Os ventos se mantém do quadrante sul/sudoeste soprando com fraca a moderada intensidade. As rajadas variam de 50 a 75km/h entre a Serra e faixa litorânea. Assim, o risco é moderado para desastres. Temperaturas mínimas chegam a 6°C no Planalto Sul (4°C nos pontos mais altos), variam de 15°C a 17°C na faixa litorânea e entre 7°C e 12°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (01)

Ao longo da quinta-feira (01) o ciclone se afasta do litoral e uma massa de ar frio e seco ganha força sobre Santa Catarina, deixando o dia com sol e poucas nuvens na maior parte do estado. Ainda há chance de chuva fraca e isolada entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis por conta da umidade vinda do oceano. O dia começa com temperaturas abaixo dos 10°C entre os planaltos e oeste (próximo aos 5°C em pontos dos Planaltos e Meio Oeste e chance de geada isolada), entre 10°C e 13°C no Médio e Alto Vale, entre 13°C e 17°C na faixa litorânea. As máximas chegam aos 22°C entre os planaltos e Meio Oeste, 24°C no sul, e 27 no Oeste e litoral. O ciclone ainda influencia na condição dos ventos, que sopram de sudoeste/sul com rajadas de moderada intensidade, de até 65 km/h, na faixa litorânea no decorrer do dia. Assim, o risco é baixo a moderado para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (02)

Na sexta-feira (02) a massa de ar frio e seco continua atuando sobre Santa Catarina, deixando o dia com sol e poucas nuvens em todas as regiões catarinense. Apenas no início do dia há chance de chuva rápida e isolada no Litoral Norte devido ao transporte de umidade vinda do oceano. Durante a tarde, as temperaturas sobem rapidamente e a umidade relativa fica próxima aos 30%, sobretudo no Extremo Oeste e Oeste. Mínima na casa dos 8°C no Planalto Sul, entre 11°C e 13°C do oeste ao Planalto Norte e entre 13°C e 18°C nas demais regiões. As máximas variam de 21°C a 23°C nos Planaltos, entre 26°C e 28°C no oeste, Vale do Itajaí e litoral. Ventos soprando com fraca a moderada intensidade e variando do quadrante sudeste/leste no estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O final de semana será marcado pelo aumento gradativo da temperatura, com mínimas e máximas em elevação, voltando a casa dos 30°C no oeste catarinense. Entre a tarde e a noite há possibilidade de chuva fraca e isolada na faixa litorânea.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (31) com ventos do quadrante sudoeste/sul e rajadas de vento de até 75 km/h, sobretudo entre a Serra, Litoral Sul e Grande Florianópolis a partir da tarde.

Ondas com altura de 2,0m a 2,5m, com picos de 3,5m, no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 3m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca em todo litoral de Santa Catarina.