PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (31/05) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (31/05)

Nesta terça-feira (31), uma massa de ar frio associada a uma área de alta pressão avança sobre as áreas de divisa com o RS, mantendo o tempo estável, céu nublado e amplitude térmica baixa nestas regiões. Entre o Litoral e Planalto Norte, instabilidades atmosféricas e a presença de umidade favorecem  a ocorrência de chuvas fracas no decorrer do dia. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas ao amanhecer ficam abaixo de 0°C no Planalto Sul, próximas aos 5°C entre o Extremo e Meio-Oeste e variam de 7°C a 11°C nas demais regiões catarinenses. Há chance de geada nas áreas onde as temperaturas mínimas ficam próximas a 0°C. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (01/06)

 Quarta-feira (01) de tempo instável em Santa Catarina, devido a combinação de áreas de baixa pressão em vários níveis atmosféricos e a disponibilidade de umidade. A chuva, por vezes na forma de temporais isolados, inicia nas áreas de divisa com o Paraná pela manhã e avança para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Os ventos sopram predominantemente de nordeste em SC, com intensidade fraca a moderada. A amplitude térmica segue baixa no estado, com as mínimas variando entre 5°C e 8°C nas áreas mais elevadas de SC e de 10°C a 14°C nas demais regiões.    

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (02/06)

A quinta-feira (02) segue com tempo instável em toda Santa Catarina. A presença de áreas de baixa pressão atmosférica em diversos níveis da atmosfera favorece a ocorrência de chuva persistente e volumosa, por vezes na forma de temporais isolados, principalmente na porção nordeste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Ventos de  direções variadas pelo estado, com intensidade fraca a moderada. Entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis, rajadas acima de 50 km/h podem ser observadas. As temperaturas no período da tarde variam de 13°C a 17°C pelo estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (03) e sábado (04), as instabilidades se dissipam e chuvas ficam restritas às áreas litorâneas, devido à maior disponibilidade de umidade. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (31/05)

Terça-feira (31) com ventos de quadrante sul/sudoeste, com fraca a moderada intensidade. Nas áreas costeiras, rajadas entre 50 km/h e 65 km/h. O risco para ocorrências associadas aos ventos é baixo a moderado.

Ondas com direção sul e altura entre 2,0 m e 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e picos de até 3,0 m no Litoral Sul e entre 1,5 m e 2,0 m no Litoral Norte. O risco para ocorrências associadas a agitação marítima é moderado.